Ainda que muitos prejuízos causados pela pandemia não tenham sido recuperados em 2021, a Hotéis Deville teve o gerenciamento de Receita como um de seus pilares na retomada. A área garantiu a sobrevivência dos empreendimentos durante a crise, liderada por André Bustamante.

De acordo com o gerente de Receita, vencedor da categoria de RM do Prêmio VIHP 2021 (Very Important Hotel Professional), o departamento guiou as ações para a recuperação dos resultados da empresa. “Quando dizem ‘se a pandemia era um tsunami, o turismo e hotelaria estavam na beira da praia’, então eu complemento dizendo que o RM (revenue management) é o farol, que deve continuar orientando a navegação das embarcações a chegar nos seus objetivos”.

Bustamante reforça que a pandemia destacou a prática da resiliência no setor com as quedas de demandas nas unidades. “A partir do momento que vimos a ocupação dos hotéis cair abruptamente e, em questão de dias, ver muitos deles fecharem as portas, foi necessário ter um senso crítico, buscar por dados e informações concretas sobre o que estava acontecendo, ter muita criatividade, mas principalmente, acreditar que tudo aquilo era o início de uma grande transformação para melhor”.

“Não quero ser repetitivo aqui. Muito já se falou sobre ‘fazer mais com menos’ (é assim em todas as crises econômicas, e deve ser assim sempre), sobre ser mais estratégico (isso sempre foi necessário!), sobre ser mais automatizado, etc. Tudo isso é verdade, mas não devia ser novidade”, acrescenta o gerente.

Investimentos em projetos

Em sua fala, o executivo afirma que muitos players do setor até então não davam a importância necessária para a implementação de certas metodologias ou não realizavam investimentos visando maior automação das operações.

“Para um Revenue Management (ou Strategist), assim como em qualquer posição, valorizar as pessoas que trabalham na equipe, proporcionar um ambiente onde elas se sintam confortáveis para identificar oportunidades, sugerir e implementar ideias, errar e acertar juntos, dedicar tempo para contribuir com o desenvolvimento profissional do time, tudo isso eu acredito que se tornou ainda mais necessário com a pandemia, pois mais do que nunca, percebemos que não conseguimos nada sozinhos”, analisa.

Nos Hotéis Deville, Bustamante conta que há vários investimentos sendo feitos em projetos. “Começando pelo nosso novo website e motor de reservas, com gateway de pagamento online, estreitando parcerias com os intermediários numa relação ‘ganha / ganha’, oferecendo solução de reservas sem burocracias, passando pela implantação de processos e sistemas de CRM e muito mais. Ao longo dos meses de maré baixa, aproveitamos bem o nosso tempo disponível para aprimorar as ferramentas de análises”, explica.

“Estamos sempre melhorando nossas plataformas de gestão de dados. Temos um sistema de BI (Business Intelligence) que facilita muito no dia a dia, e estamos constantemente ajustando e criando novos dashboards que tragam eficiência de análise para encurtar o tempo da tomada de decisão e, assim, dar mais agilidade na execução de ações estratégicas que visam a lucratividade. O alinhamento entre as áreas de vendas, RM e marketing com a outra ponta, de gestão de custos, controladoria e financeiro, é um grande diferencial da Rede Deville para entregar a rentabilidade desejada aos acionistas”, complementa.

Para quem está iniciando na carreira, Bustamante dá algumas dicas. “É natural que ao longo do tempo a gente vá se especializando em uma determinada área. Então, além de ser um especialista, recomendo que procurem também conhecer um pouco de como funcionam as demais áreas da empresa – das atividades chave, que formam o core business do negócio, até aquelas que são básicas para qualquer organização existir. Ao entender um pouco de tudo, passamos a ter uma visão mais ampla e compreendemos a interdependência dos processos dos diferentes silos funcionais. Em minha opinião, esta habilidade de um olhar mais estratégico e sistêmico sobre como trabalho coletivo afeta os resultados, para melhor ou pior, certamente fará com que o profissional se destaque na sua carreira”, orienta.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotéis Deville