Hot Park - Rio Quente 2018Fãs de adrenalina, de descanso ou famílias são bem-vindos

Em 2017, pelo segundo ano seguido, 1,5 milhão de pessoas apontou o Hot Park como um dos 10 melhores parques aquáticos da América do Sul. A eleição, mediada pelo TripAdvisor, situa em posição de destaque um oásis que se sobressai na paisagem do Cerrado brasileiro. Localizado dentro do complexo Rio Quente Resorts, no interior goiano, o parque reúne atrações para todas as idades e tem as famílias como público mais frequente.

Ligado ao resort que pega emprestado o nome da cidade onde fica, o Hot Park é aberto para os hóspedes do complexo. Recebe ainda clientes day use que vêm de todo o Brasil e até do exterior. Todo esse público ganha acesso aos 55 mil metros quadrados (m²) de área abastecida por águas termais, correntes e naturais. 

No menu de alternativas que as instalações oferecem estão algumas atrações para quem gosta de adrenalina. É o caso da Mega Tirolesa, que tem percurso de 1,1 km de extensão que pode atingir uma velocidade de 80 km por hora. Seu circuito começa em um morro com 70 metros de altura e percorre o parque, permitindo a observação da região numa visão panorâmica. 

E há ainda uma opção mais radical, o Xpirado, instalação que une uma narrativa regional sobre uma vila de pescadores abandonada e um toboágua com 32 metros de altura e 146 metros de comprimento. Por meio de um sistema de projeção, o visitante acompanha a história dos moradores que fugiram de suas casas por conta dos ataques de piranhas e, em seguida, depara-se com a descida num toboágua fechado e quase vertical. 

Existem também opções de brinquedos como o Half Pipe, que é inspirado nas pistas de skate, o Acqua River e o Acqua Race, toboáguas de longa extensão. 

Se a preferência for relaxar, a indicação é o Lazy River, uma descida lenta por 238 metros feita em uma boia individual.

O parque conta ainda com atrações opcionais, cujo valor deve ser pago à parte. Esse é o caso da Mega Tirolesa, do Bird Land – Terra dos Pássaros, do passeio de caiaque e do mergulho ecológico. No visita à casa dos pássaros, estão 300 animais de espécies recolhidas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de cativeiros. Ali, convivem soltas num ambiente que reproduz seu habitat natural. Já o Mergulho Ecológico é feito num lago de 9 mil m² com 14 modalidades, como batismo de mergulho scuba, snorkel para credenciados e snorkel de flutuação para inexperientes. 

Completam a estrutura do parque nove pontos de venda de alimentação, entre lanchonetes, restaurante com serviço de bufê, bares aquáticos, casa de sucos e sorveteria. O parque ainda conta com três lojas – River Shop, Surf Shop e outra dentro do Xpirado.

Praia do Cerrado

A Praia do Cerrado tem 25 mil m² de areia branca, coqueiros e águas quentes. Nas piscinas uma tecnologia específica para parques desse tipo forma nove tipos de ondas, que podem atingir até 1,2 metro. A estrutura também conta com um restaurante que mescla culinária regional e experiências internacionais, além de bares aquáticos.

Aberta a day use e hóspedes, a praia tem opções exclusivas para quem está no hotel com bangalôs e uma faixa de praia e areia destinada a esses clientes.

Hotibum

O público infantil também conta com alguns espaços específicos. Um deles é o Clubinho da Criança, que ocupa 3,4 mil m² e oferece piscinas, escorregador, rio lento (para bebês e crianças pequenas), balanço, tinas de água jorrantes e mini-toboáguas. A principal ala infantil, contudo, é o Hotibum, atração inaugurada em novembro de 2015.

Essa estrutura possui 5,4 mil m² de área total, onde estão duas piscinas, oito toboáguas com um balde no topo, içado a 12 metros e de onde cai o maior banho da atração. Também estão ali, 221 itens interativos, como sprays, jatos, cortinas e rodas d'água. 

É também no Hotibum onde a Equipe Boto de Lazer e Entretenimento e a Turma do Cerrado, trupes de artistas que se fantasia de animais da fauna e folclore regional, promovem espetáculos interativos. Atividades como caça ao tesouro, escolinha de artes e gincana sempre aparecem na programação.

O Hot Park funciona diariamente das 9h30 às 17h (exceto às quintas-feiras, quando está fechado para manutenção). A estrutura fica a 27 km de Caldas Novas (GO), 170 km de Goiânia e 310 km de Brasília. Quem vem de São Paulo (SP) ou do Rio de Janeiro (RJ) chega ao complexo em até 1h10 de voo. 

Os ingressos para visitantes (sem hospedagem) têm valores a partir de R$ 150 para adultos e R$ 110 para crianças na bilheteria.

(*) Crédito das foto: Filip Calixto/Hotelier News