A Black Friday deste ano resultou em bons números para a hotelaria brasileira. Mesmo com a pandemia, empreendimentos registraram aumento expressivo nas vendas. É o caso do Hot Beach Parque & Resorts, que teve sua melhor campanha de todos os tempos. Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, houve crescimento de 1.000% no volume de negócios comparado ao mesmo período em 2019.

Segundo divulgado pela rede, todos os canais de vendas registraram alta, com destaque para compras diretas pelo site, com crescimento de 500% frente ao ano passado. Os ingressos de day use para o parque aquático subiram 1.000% durante a campanha de 2020.

“Nossas vendas nesta Black Friday cresceram mais que a média do mercado nacional e mais que a média do comércio eletrônico, que foi de 30%. Nós crescemos 1.000%”, comemora Heber Garrido, diretor de Marketing & Vendas do Grupo Ferrasa. O executivo ainda ressalta que o percentual de aumento de negócios durante a promoção é significativo e alavanca o empreendimento para os próximos meses. Cerca de 80% dos pacotes de hospedagem e dos ingressos para day use no parque aquático comercializados durante a Black Friday são para serem usufruídos em 2021. “Também vendemos bem os pacotes para Natal e Réveillon, mas a maior parte é para 2021, o que já é um termômetro de como será a temporada”, projeta.

Hot Beach: estratégia de vendas

Os resultados são fruto da estratégia que incluiu todos os canais de venda “Foram importantíssimas as parcerias estratégicas B2B que fechamos. As vendas das agências de viagem, das operadoras e das OTAs aumentaram mais de 50% no período”, afirma o diretor. Garrido também frisa que o Hot Beach colocou em operação durante a campanha um novo motor de reservas para o site, o Let’s Book da Pmweb. “O resultado foi sucesso de performance”, acrescenta.

A Black Friday revelou um novo perfil de consumidores. São pessoas que preferem comprar por meios digitais e para períodos diferentes da alta temporada tradicional. Em sua maioria, são moradores de São Paulo e região Metropolitana, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.

Giuliano Menegassi, gerente Marketing Digital do Grupo Ferrasa, chama a atenção para o fato de o empreendimento sair da Black Friday com uma base nova de clientes, o que é importante para continuar crescendo em 2021. “Nesta promoção, 23% das vendas foram por mobile e conquistamos uma base de 66% de novos clientes”, revela.

Para Garrido, três fatores contribuíram para o sucesso da campanha: fronteiras fechadas, dólar em alta e redução de oferta de cruzeiros no verão. Marcos Bittencourt gerente Comercial & Eventos, acrescenta que a consolidação do destino Olímpia também ajudou na performance deste ano. “Nesta semana, nosso CEO, Sergio Ney Garcia Padilha, que esteve na Adit Share 2020, em Gramado, nos relatou o quanto o mercado tem Olímpia como destino consolidado”, explica.

Natal e Réveillon

Para as festividades de final de ano, as vendas estão aquecidas. Eventos nos resorts do grupo estão programados para acontecer de acordo com os protocolos de saúde e segurança, com possibilidade de mudanças caso autoridades decidam ampliar restrições. No Natal, crianças poderão ver o Papai Noel à distância e uma ceia será servida. No Réveillon, a festa contará com show, queima de fogos e refeição.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hot Beach