Com o objetivo de promover iniciativas sustentáveis, sociais e de governança, o Hot Beach Parques & Resorts criou um comitê ESG (Environmental, Social and Governance) para realizar essas ações de forma organizada. Segundo Viviane Rizzatti dos Reis, gerente de Operações Corporativas, a ideia surgiu entre março e abril durante uma reunião com acionistas do grupo, que pediram maior foco em sustentabilidade.

“Abraçamos a causa, não só na sustentabilidade, mas abrindo para toda a cadeia ESG. Dessa forma, o Hot Beach optou pelo formato de comitê, onde reunimos alguns membros e integrantes de diversas áreas para que pudéssemos ter mais eficácia nesse trabalho, com olhares diferentes, e contribuir com as ações necessárias”, diz a executiva, em entrevista ao Hotelier News.

Além de Viviane, o comitê é formado por Vinicius Vilela, head de Marketing Corporativo, além de gerentes corporativos de Auditoria, Compras e Manutenção. “Para formar esse comitê, participamos de uma capacitação da Resorts Brasil em São Paulo, voltada para profissionais da hotelaria, a fim de entender o que devemos priorizar”, destaca Viviane.

Hoje, a marca Hot Beach conta com quatro hotéis e dois parques, e todos os empreendimentos são contemplados pelas iniciativas do comitê, com o apoio de embaixadores de cada uma das propriedades. “Cada gerente elencou um embaixador, que deve buscar informações e conhecimento, com o objetivo de iniciar um processo de conscientização dentro de cada hotel”, explica a executiva.

O que já está em curso

Atualmente, o comitê desenvolve diversas iniciativas. Na parte do meio ambiente, por exemplo, toda a energia comprada pelo grupo vem do mercado renovável. Além disso, os quatro hotéis e um dos parques já dispõem de sistemas de energia solar. No mês de novembro, a usina solar instalada na sede gerou uma produção significativa de energia limpa, totalizando 7.446,9 kilowatts-hora (kWh).

O número equivale a 788 árvores salvas e 14.276,8 quilos de CO2 evitados, e a estimativa do grupo é de que a produção chegue a 10 mil kWh/mês.

Hot Beach - Viviane_Rizzatti

Viviane fala de ações propostas por comitê ESG

“No fortalecimento da comunidade, temos dado ênfase aos produtos regionais, de produtores locais. No social, temos parcerias com instituições de ensino para promover a educação e aperfeiçoamento dos colaboradores. Também promovemos treinamentos periódicos e contratação de mão de obra local”, ressalta Viviane.

Uma das bandeiras defendidas pelo comitê do Hot Beach é a diversidade e inclusão. Por isso, conta com um calendário de ações bastante intenso, utilizando meios de conscientização e educação, como momentos de cinema para os colaboradores, que têm acesso a filmes com essas temáticas.

“Temos uma política muito clara de diversidade e, por isso, fomentamos a capacitação dos colaboradores para que respeitem as diferenças e promovam um ambiente de trabalho receptivo e positivo”, diz a gerente de Operações.

Vilela, por sua vez, pontua que o parque aquático, por exemplo, adere ao calendário de ações sociais de algumas organizações, com o objetivo de proporcionar para pessoas com menos oportunidades um dia aproveitando as atrações do espaço.

“Em 2022, recebemos o Selo Amigo do Autista. Somos o primeiro parque aquático a receber essa certificação. No dia 6 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Parques, e recebemos mais de 110 pessoas, principalmente autistas, que puderam desfrutar de uma experiência com guia sensorial, área silenciosa e de descompressão. Isso gera um bom retorno, porque o cliente gosta de participar”, conta o executivo.

Vilela explica que a plataforma Feedz é responsável pela comunicação interna entre os participantes do comitê e colaboradores dos empreendimentos. “Ela permite que os profissionais tragam sua vivência como termômetro de alegria, além de reconhecer o trabalho de outros colegas. Isso faz com que tenhamos um ambiente corporativo mais engajado. Além disso, também dispomos de uma auditoria para que o colaborador denuncie situações de preconceito ou discriminação”, reforça.

Perspectivas para 2024

Para o próximo ano, Viviane aponta que alguns projetos já estão confirmados, como a utilização de águas de reuso por meio de um poço artesiano, compras sustentáveis e doação de alimentos dos buffets para instituições da cidade. “Este último é um projeto que estamos fazendo em conjunto com as secretarias de Meio Ambiente e Segurança Alimentar”, explica.

“Também estamos trabalhando para obter a certificação de Lixo Zero nos hotéis. Por isso, a separação dos resíduos é algo que já está em curso. Também temos uma iniciativa de reciclagem do óleo utilizado nas nossas operações. Ele é doado para um instituto chamado Renascer, que cuida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, e transforma esse produto em diversos outros”, conclui.

Por fim, a executiva diz que, por conta de Olímpia (SP) ser considerada a capital nacional do folclore, uma das pontes do comitê do Hot Beach é promover a integração dos colaboradores e clientes dentro da cultura que permeia o município, promovendo espetáculos culturais e incentivando o comércio local, com a venda de produtos feitos por artesãos da cidade.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hot Beach Parques & Resorts