Mesmo com o setor de hospedagens sofrendo com a falta de demanda causada pela pandemia, Curitiba ganha um novo empreendimento. Localizado na esquina das ruas Engenheiros Rebouças e Vinte e Quatro de Maio, o Hostel Bebel chama a atenção por sua arquitetura de uma construção de 80 anos e cores vibrantes.

Erguido na década de 40, por Edgard Maranhão e sua esposa Josephina, o prédio foi revitalizado pela empresária e jornalista Bebel Ritzmann, neta de seus fundadores. O projeto arquitetônico, assinado por Ana Padilha Arquitetura, ganhou um painel do artista plástico Luiz Gustavo Vardânega em sua fachada.

“Por muitos anos, foi meu lar e dos meus irmãos”, conta Bebel. “Quando decidi transformar o prédio em hostel queria trazer as memórias de uma infância feliz, da convivência com meus avós, (aliás, minha avó completou no ano passado 104 anos), das brincadeiras, dos almoços com todos reunidos, enfim, queria reviver a história da minha família e passar para os hóspedes esse clima de acolhimento e pertencimento”, complementa.

Todos os ambientes são decorados com quadros, fotografias, instalações, esculturas e móveis garimpados. A curadoria dos espaços ficou a cargo da artista plástica Mercedes e Sérgio Ritzmann, mãe e irmão da proprietária.

Hostel Bebel: estrutura

O segmento de hostels, assim como o mercado como um todo, precisou adaptar-se aos novos modelos impostos pela pandemia. O Hostel Bebel tem capacidade para receber até 50 pessoas, em três suítes, sendo uma delas pet friendly. As acomodações são equipadas com Smart TV, três quartos para famílias, um para pessoas com deficiência e idosos, além de duas UHs coletivas com 12 leitos.

Os clientes também podem usufruir de lockers individuais, roupa de cama, cozinha, banheiros individuais e compartilhados, além de deck com mesa e churrasqueira. A Sala Mercedes coloca à disposição uma televisão e lareira, enquanto o Espaço Gagá conta com redes de descanso. O café da manhã é opcional mediante agendamento, assim como aluguel de toalhas de serviços de lavanderia.

“Nossa intenção foi revitalizar o prédio e também estimular a cultura e a criatividade. Pensando nisso, idealizamos ainda o Espaço Elefante Voador, um ambiente para a realização de eventos e atividades culturais como lançamento de livros, exposições de arte, música, fotografia, workshops, coquetéis, confraternizações e mini palestras para grupos de até 40 pessoas”, afirma Bebel.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hostel Bebel