Entre os dias 27 e 30 de setembro, a Hitec 2021 (Hospitality Industry Technology Exposition and Conference) foi realizada em Dallas, no Texas. A feira norte-americana retornou ao mercado após 25 meses, reunindo cerca de 4 mil pessoas, 250 empresas expositoras em mais de 60 mil metros quadrados.

O evento foi produzido pela HFTP (Hospitality Financial and Technology Professionals), que implementou uma série de medidas de segurança e higiene, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e sanitização constante dos espaços.

“A primeira palavra que vem à mente é ‘gratidão’”, disse Frank Wolfe, CEO da HFTP, em nota divulgada no site da feira.“Esta semana foi um tremendo sucesso e a HFTP é extremamente grata por todo o suporte da comunidade de fornecedores e nossos participantes que representam vários segmentos da indústria de hospitalidade. Ouvimos inúmeras vezes como foi maravilhoso estarmos juntos novamente. ”

A feira busca promover inovações no setor de hospitalidade. Os destaques do evento foram quatro sessões importantes: o primeiro dia foi a apresentação do Keynote de abertura de Erik Qualman com sua sessão: “Transformação Digital: Projete Seu Futuro”. No dia seguinte foi realizado o “Painel CIO da Indústria” com os palestrantes Andrew Arthurs da Aimbridge Hospitality; Carol Beggs da Chatham Bars Inn; Dan Kornick da Loews Hotels & Co.; Michael Levie, CHTP da CitizM Hotels; Mohammad Al Qassim do The Manor por JA e Scott Strickland da Wyndham Hotels & Resorts. Outras palestras incluíram apresentações dos palestrantes Victoria Labalme e John Sileo.

Além disso, um programa completo de sessões de educação simultâneas estava programado, cobrindo tópicos de tendência, incluindo tecnologia emergente em A&B (Alimentos & Bebidas), ID descentralizada, distribuição direta vs. terceiros, hiperpersonalização, definição de um hotel digital, enigmas éticos em tecnologia, segurança cibernética urgente ameaças e muito mais.

Hitec 2021: expositores

Este ano, a Zoox marcou presença na feira, sendo a única empresa brasileira participante. O evento não contou com o público oriundo do Brasil por conta das restrições de viagens entre os dois países. Durante a Hitec, a companhia apresentou a solução de Customer Data Platform (Zoox Eye) que permite ao hotel centralizar os dados e qualificar em um único sistema, juntando informação de todas as bases descentralizadas e criando ações de uso de informações. Também foi lançado o totem de check-in com reconhecimento facial e sua plataforma de wi-fi com foco agora em monetização dos dados com publicidade terceiras.

“Ficamos muito felizes e orgulhosos em representar a hotelaria brasileira e mostrar para o mundo que temos a capacidade de levar tecnologia de ponta para todo o mundo”, comenta Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox.

Outra empresa velha conhecida do mercado brasileiro que participou do evento foi a Assa Abloy. De acordo com Nicolas Azner, presidente da companhia para as Américas, a feira foi melhor do que o esperado quando se trata da qualidade dos expositores. “Mais qualidade do que quantidade de participantes. O público parecia ter mais tempo para falar e demonstrar interesse”, explica.

Os estandes também foram reduzidos e, segundo Azner, houve pouca representatividade da hotelaria independente. “Um fenômeno que achei interessante é que boa parte dos clientes se tornaram fornecedores devido a redução do quadro de funcionários no setor hoteleiro. Além dos norte-americanos, boa parte do público veio do México”, acrescenta.

Outros expositores como Samsung, OTA Insight e Volara também estiveram presentes no evento.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Zoox