Com a chegada do novo ano, muitos brasileiros estão otimistas quanto à retomada das atividades turísticas, proporcionada pelo aumento no ritmo da vacinação contra a Covid-19 em todo o país. De acordo com pesquisa realizada recentemente pela Hibou, que ouviu mais de 1,8 mil pessoas, 43% dos entrevistados afirmam que têm planos de viajar ao longo de 2022.

Destes, 71% pretendem viajar de carro; 43% de avião – o que explica a tendência de aumento da malha aérea doméstica -; e 12% de ônibus. Entre os destinos preferidos dos turistas, estão praia deserta (51%); sítio/chácara (32%); hotéis fazenda (31%); interior (30%); resorts all inclusive (29%); trilhas e natureza (26%); praia agitada (21%); parques aquáticos (16%); e grandes cidades (10%).

“Com a entrada de um novo ano, as pessoas tendem a se planejar com otimismo para o futuro. No estudo, notamos que as expectativas de retorno à rotina normal predominam, visto que os brasileiros desejam o fim da pandemia”, pontua Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora do levantamento.

Tendências

Entre as tendências apontadas pelo estudo da Hibou, está a manutenção da rotina híbrida de trabalho. De acordo com as informações coletadas, 19% das pessoas querem se dividir entre atividades presenciais e online; 10% afirmam que irão se ajustar para a rotina híbrida; 5% buscam uma rotina presencial com equipe de trabalho; e 21% desejam novos desafios e mudança de área.

Este cenário pode explicar o crescimento do bleisure (junção de lazer e negócios), que até o fim do ano passado representava 59% das viagens no Brasil, segundo levantamento realizado pela Localiza.

“Com o retorno das atividades presenciais, o desafio é entender melhor a rotina híbrida. As atividades online e presenciais começam a fazer parte do cotidiano e a tarefa é se adequar a essa nova realidade, seja para o trabalho ou estudo”, destaca Ligia.

A busca por locais onde seja possível manter o distanciamento social também está entre as tendências para este ano, com 53% dos entrevistados apontando este como um dos principais critérios para voltar a frequentar espaços como bares e restaurantes.

(*) Crédito da foto: blende12/Pixabay