De Olinda, Pernambuco*

Clube da Cotação facilita gestão de compras e orçamentos com fornecedores

Sistema via web permite o cadastro de produtos e comparativo de preços

Muitos empreendimentos sobreviveram à crise por conta de uma boa gestão de custos e renegociações com fornecedores. Manter os gastos equilibrados e em busca de preços dentro dos orçamentos seguirá como um diferencial para grande parte das empresas se recuperarem dos baques da pandemia.

Presente na HFN este ano, o Clube da Cotação oferece um sistema web de cadastro de produtos, recebimento de preços de fornecedores, além de emissão de pedidos de compra. A empresa começou sua trajetória no segmento de mercados e agora busca expansão para outros setores.

“Não se trata apenas de tecnologia, mas também de usabilidade com praticidade. Falamos a língua operacional do cliente, adotando as melhores práticas. Considerando que o WhatsApp democratizou o uso da tecnologia, pegamos os processos que hoje oferecemos para a nossa base, como benefícios de redução de tempo e assertividade de negociação”, afirma Vicente Netto, CEO do Clube.

HFN - clube da cotação

Com dois hotéis em sua carteira de clientes, a marca expositora da Ilha da Tecnologia permite um comparativo de preços em um só lugar, com variedade de fornecedores e toda a operação registrada no sistema. “Temos a praticidade do trato com reposição de mercadorias mediante a necessidade. Buscamos uma cadeia de abastecimento com preços e análises para negociações mais assertivas, registrando todas as etapas com compliance e transparência”, acrescenta Netto.

Para penetrar o mercado hoteleiro, o Clube da Cotação vem participando de feiras e eventos, além de buscar aproximação com entidades do setor para apresentar os serviços. “Investimos em bares e restaurantes pela Abrasel e conseguimos penetração no segmento, mas nosso negócio é aderente a qualquer empresa que careça de abastecimento”.


AX Tecnologia oferece soluções de comunicação por rádio frequência

Campainhas, pagers, chama garçom e hologramas são opções de produtos

Otimizar o atendimento ao cliente é uma evolução constante em diferentes setores da economia. Para elevar os serviços de setores como bares, restaurantes, academias, varejo e hotelaria, a AX Tecnologia divulga na HFN suas soluções de comunicação por rádio frequência.

Fundada em 2008, a empresa liderada por Alex Almeida faz parte dos expositores da Ilha da Tecnologia este ano. Dentre os produtos comercializados pela marca estão campainhas, chama garçom, pagers e projetor de hologramas 3D para publicidades e anúncios.

“Nossa expertise é a comunicação por rádio frequência, que localiza pessoas que não estão no campo de visão, como campainhas chama garçom, que enviam sinal para um painel”, explica Almeida. “O receptor pode ser um painel ou um relógio utilizado pelos funcionários do estabelecimento, que identifica qual mesa está solicitando atendimento”, completa.

Conhecido pelo mercado, os pagers de fila de espera já podem ser vistos em alguns empreendimentos hoteleiros de Pernambuco. “No Brasil, temos uma base de 120 hotéis em nossa carteira de clientes. Nossa empresa atende mais de 20 segmentos com as mesmas soluções, pois inovação em comunicação é algo que todos os setores precisam”, pontua o CEO. Já os hologramas são utilizados para publicidades de marca, gôndolas e vitrines de lojas.

Devido ao impacto da pandemia, a AX Tecnologia viu muitos de seus clientes descapitalizados, com quedas bruscas de vendas. “Percebemos as empresas mais cautelosas. Bares e restaurantes, por exemplo, foram muito prejudicados”.

Para a retomada, Almeida aposta nos benefícios dos produtos para o atendimento e orçamento dos estabelecimentos. “Para um restaurante com 50 mesas, o chama garçom pode promover 20% de redução de mão de obra e 10% de crescimento no faturamento. É um conforto a mais para o cliente”.


Foco Multimídia lança sistema de avaliação para hotéis

Ferramenta identifica hóspedes insatisfeitos durante a estada

Na última edição da HFN, em 2019, 50% do portfólio de clientes da Foco Multimídia era oriundo do Nordeste. Presente novamente na feira, a empresa de tecnologia e marketing volta a Olinda para lançar a ferramenta Eu Avalio, de gestão de reputação de empreendimentos hoteleiros.

“O mês de novembro é marcado por muitas feiras e eventos, logo, seguramos os lançamentos de produtos para este momento. Sentimos que os hotéis precisavam de soluções que melhorem a experiência do hóspede dentro do empreendimento e que oferecesse uma melhor gestão de reputação da propriedade, além de identificar problemas e quem são os clientes insatisfeitos”, explica Leonardo Silveira, CEO da empresa.

O software tem como objetivo capturar as avaliações com o cliente ainda no hotel, visto que muitos hóspedes não fazem reclamações durante a estada, mas deixam reviews com notas baixas nas OTAs, o que impacta diretamente na ocupação e precificação.

“O Eu Avalio permite ao gestor gerar questionários, padrões de perguntas com respostas simples e múltiplas, estrelas e diversos dashboards, além de traçar mensagens diferentes para tratar cada perfil de cliente”, ressalta Silveira.

Os empreendimentos também poderão desenvolver gráficos e relatórios comparativos entre os setores operacionais ou unidades, no caso de redes, via QR Code, bem como sistemas de disparo de questionário por email antes do check-out. “Desta forma, não é necessário esperar as OTAs mandarem as avaliações e tentar resolver o problema”, acrescenta o CEO.

Outra novidade é o Foco Pass, que reúne em um único aplicativo web check-in, programação do hotel, promoções e descontos, atrações do destino, geolocalização e wi-fi. “Demoramos para pensar em uma solução que reunisse diversos produtos em uma mesma plataforma integrada com o PMS do hotel. O empreendimento pode cadastrar uma agenda de atrativos internos ou no destino, além de oferecer vouchers de estabelecimentos com ofertas para hóspedes, como bares e restaurantes”, conclui Silveira.


ASSA ABLOY prevê crescimento de 30% em faturamento

Empresa planeja grandes investimentos para 2022

Marca consolidada no mercado hoteleiro, a ASSA ABLOY segue com sua missão de levar novas soluções tecnológicas ao setor. Com as fechaduras mobile como base de sua oferta, a empresa viu suas demandas aumentarem com a pandemia e o avanço das experiências contactless no segmento.

“Continuamos com nosso plano de apresentar novas tecnologias para a hospitalidade. A abertura por celular conta com integrações de sistemas parceiros para web check-in, serviços de room service e soluções de segurança”, afirmou Sebastian Barrionuevo, vice-presidente da ASSA ABLOY para a América Latina em entrevista ao Hotelier News durante a HFN.

ASSA ABLOY

Atuando com empreendimentos de todos os tipos e portes, a companhia prevê um crescimento de 30% em faturamento para 2021 frente a 2019. “A pandemia em geral avançou com a digitalização. Tivemos desde reuniões remotas até evoluções em soluções mobile, algo que já vínhamos trabalhando há seis anos e que nesse último ano contou com demandas muito grandes”, comenta o executivo.

Sem dar detalhes, Barrionuevo adianta que para 2022 a empresa deve fazer novos investimentos em softwares para cloud. “Estamos trabalhando forte uma nova linha para nuvem, que não necessita de servidor no hotel e sem risco de vírus. Este será o nosso principal foco para o ano que vem”.


Proapp automatiza consultorias em food service

Ferramenta pode reduzir desperdícios em até 50%

Plataforma há dois anos no mercado, a Proapp é uma velha conhecida de consultores gastronômicos. Marcando presença na HFN, a ferramenta traz a proposta de automatizar os processos de gestão de alimentos e A&B (Alimentos & Bebidas) hoteleiro e, consequentemente, elevar a produtividade do departamento.

Segundo Marcos Carneiro, gerente da empresa, o Proapp é uma plataforma única, que substitui outras ferramentas como o Trello e Excel, por exemplo. “Somos uma plataforma de gestão de alimentos, restaurantes e food service, focada em redução de desperdício e burocracias em compras e controle de estoque”.

Proapp

Mesmo não atuando diretamente com o setor hoteleiro, a ferramenta faz parte do dia a dia das operações que contam com consultores por trás. “Temos clientes em todo o país que dão esse suporte para o A&B. Somos nascidos e criados em Pernambuco, logo o Nordeste é uma região muito expressiva para nós”, salienta Carneiro.

A Proapp tem cases de sucesso de empreendimentos que chegaram a reduzir em 50% o desperdício de alimentos e custos em compras. “A plataforma é única e conta com diferentes menus que vão desde fornecedores a relatórios de visitas, identificação de problemas e check-list”.

Vale ressaltar que a plataforma também pode ser acessada offline, com versões para celular e web. “Somos muito procurados por consultores, nutrólogos e nutricionistas que atendem hotéis em busca de mais velocidade na entrega”, acrescenta o gerente.


Newhotel Software mira hotelaria de luxo com novo produto

Base de clientes da empresa chega a 1 mil hotéis no Brasil

Dentre os segmentos menos afetados da hotelaria, os empreendimentos de alto padrão conseguiram sair da crise com prejuízos mais amenos. De olho nessa fatia de mercado, a Newhotel Software, expositora da Ilha da Tecnologia da HFN, chega ao evento para divulgar seu novo produto.

“Estamos com o Guest Experience, solução em que o hóspede faz o check-in e check-out sem a necessidade de baixar um aplicativo e sem perder tempo na recepção. É uma nova geração do nosso sistema”, conta André Lefevre, coordenador comercial da empresa.

Apenas no Brasil, a Newhotel conta com mais de 1 mil empreendimentos em sua base de clientes. Em termos globais, esse número chega a 5 mil, em 64 países. No caso de Pernambuco, a expressividade da empresa é maior em Fernando de Noronha e cidades do interior do estado.

Lefevre explica que a companhia vem trabalhando na evolução do produto há três anos, seguindo um caminho natural de modernização da solução. “As melhorias não estão relacionadas com a pandemia, mas a crise foi um link para que as pessoas passassem a fazer o check-in e check-out sem precisar ir até a recepção”.

A Newhotel planeja crescer sua carteira de hotéis de alto padrão com o produto. “Queremos consolidar essa nova versão com projetos grandes que estamos desenvolvendo, atingindo hotéis cinco estrelas e resorts”, complementa Lefevre.


RenTV inicia operações em Pernambuco

Empresa passa a fornecer locações de aparelhos de TV no estado

Presente em todas as regiões do país, a RenTV, expositora da HFN este ano, expandiu seus mercados de atuação com a chegada a Pernambuco. A empresa fechou contrato com suas clínicas em Recife e um hotel em Porto de Galinhas.

“Já estamos com uma equipe técnica atendendo na capital e em toda a região turística nos arredores de Recife. A expansão segue a nossa vocação para locação de aparelhos em hotéis, hospitais e outros segmentos, com a intenção de crescer no estado. Já temos clientes na Paraíba e em Alagoas, criando assim uma microrregião de atendimento”, explica Julio Cosentino, diretor executivo da RenTV.

Além do Nordeste, a empresa acaba de elevar sua presença também no Sul e Centro-Oeste do país. Sobre os prejuízos causados pela pandemia, o executivo se mostra otimista quanto à retomada, principalmente no segmento de lazer.

“Toda a hotelaria sofreu muito e ninguém esperava uma extensão tão grande da crise. Porém, o lazer se recuperou rapidamente e, considerando a alta do dólar, a próxima temporada será espetacular”, complementa.


Web Security busca conscientizar a hotelaria sobre a LGPD

Consultoria presta serviços de adequação à lei

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi sancionada há mais de um ano, mas o setor hoteleiro ainda está longe de ter seus processos adaptados às novas normas. Diante de um mercado pouco familiarizado com as regras, a Web Security tem como missão na HFN trazer uma maior conscientização quanto a importância de mudanças no tratamento de dados em empreendimentos hoteleiros.

“Precisamos que todo o setor de hospitalidade esteja adequado. Trazemos a ideia do compliance para que os expositores vejam os processos e vantagens que a lei pode oferecer”, comenta Jorge Muniz, CEO da empresa. “Nossa intenção é levar conhecimento, pois são normas que irão impactar todos os segmentos titulares de dados”, complementa.

WebSecurity

Para quem se interessar, a Web Security promove o mapeamento de processos necessários, treinamentos de conscientização das equipes e adequações corretas, seguindo os parâmetros da LGPD. “Muitas pessoas acreditam que basta instalar um programa e acabou, mas a adequação é um processo contínuo, que precisa estar em constante atualização”, destaca Muniz.

O executivo afirma que o setor hoteleiro não vê potencial competitivo com a implantação de processos alinhados à lei, o que gera valor aos empreendimentos. “Estamos mostrando como as empresas podem melhorar e ganhar dinheiro com a LGPD, mas o ponto de partida é a conscientização”, finaliza.


Tribuzana Marketing oferece conteúdos gratuitos ao mercado

Agência foca nas principais dores do setor

Quando falamos em recuperação em tempos de crise, toda a ajuda é bem-vinda. Pensando no momento crítico que a hotelaria ainda se encontra, a Tribuzana Marketing, agência de marketing hoteleiro, trouxe para a HFN conteúdos gratuitos que visam auxiliar na retomada dos empreendimentos.

Para ter acesso, basta o visitante participar de uma dinâmica no estande da empresa, localizado dentro da Ilha da Tecnologia. Desta forma, os profissionais poderão garantir um guia para amenizar os impactos da crise; a calculadora que dá um panorama de quanto aquele empreendimento precisa investir em marketing e o calendário de marketing hoteleiro, que mostra como iniciar campanhas, desenvolver pacotes e ofertas.

HFN - tribuzana marketing jpe

Os materiais podem ser baixados diretamente no celular via QR Code no estande da Tribuzana. “Queremos tratar as três principais dores do hoteleiro: os que investem em marketing e não sabem medir os resultados; altas comissões pagas para terceiros e fidelização de clientes”, explica Alex-Sandro Souza, fundador e CEO da agência.

A Tribuzana oferece atendimento próximo e personalizado, com acompanhamento dos resultados de sua base de clientes, que hoje contempla 16 empreendimentos hoteleiros. “Prezamos por um serviço próximo. Nosso foco não é ter uma carteira de clientes extensa”, afirma Souza em entrevista durante a HFN.

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Olinda a convite da HFN

(**) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News