Na próxima semana, acontece a quarta edição da HFN (Hotel & Food Nordeste). Reunindo a cadeia produtiva dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar, o evento pernambucano traz tendências dos mercados de hotelaria, bares e restaurantes neste momento de retomada pós-crise.

Marcada para acontecer entre os dias 5 e 7 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a feira debate como os segmentos podem se recuperar dos baques gerados pela pandemia. O evento este ano contará com espaços específicos para fornecedores da hotelaria, batizado de espaço Hotel Solution, conectando empresas de serviços, tecnologia e produtos.

Para a edição de 2022, a HFN espera um público de 14 mil pessoas durante os três dias de evento. A expectativa é de um elevado volume de negócios, networking e compartilhamento de conhecimento com painéis e palestras. Um dos destaques deste ano é o FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste), que já possui seus temas e grades de conteúdo definidas.

Ainda falando sobre o setor de hospedagem, a HOTELCOR será um espaço que replica um hotel de luxo. A ambientação exaltará a interação do hóspede com os quatro elementos: água (em itens como piscinas), terra (pedras em pisos e revestimentos), fogo (lareiras e lamparinas) e ar (ventilação cruzada). “O luxo não está mais nos projetos rebuscados, mas no resgate do contato com esses elementos naturais”, explica Luciana Raposo, arquiteta que assina o evento e soma mais de 20 anos de experiência em hotelaria e alimentação fora do lar.

A HOTELCOR também conta com uma grade de conteúdo. “Iremos abordar as interações entre a tecnologia, o digital e a vivência in loco no meio de hospedagem”, antecipa Alex-Sandro de Souza, do Tribuzana Marketing Hoteleiro, agência responsável pela curadoria das palestras.

Entre os temas selecionados, Tecnologia para hotéis e experiências para os hóspedes (Claudio Cordeiro, Totvs); PERSE (Almir Borges, Bernhoeft Contadores); Arquitetura a serviço da experiência do hóspede (Luciana Raposo, arquiteta); Entenda a jornada do hóspede e aumente suas vendas diretas (Alex-Sandro de Souza, Tribuzana Marketing Digital); Liderança na prática (Jairo Martiniano, coach) e ainda Venda Mais pelo WhatsApp: Como Transformar Contatos em Reservas Diretas (Maycon Gabry).

FHAN

Realizado desde a primeira edição da HFN, o FHAN tem o objetivo de capacitar e preparar os profissionais do turismo sobre as tendências de gastronomia, tecnologia, vendas e marketing. Neste ano, ele reunirá 11 palestrantes e três mediadores, apresentando temas relevantes para a recuperação do setor no atual período de retomada pós-pandemia.

“Essa atualização é muito importante para o fortalecimento das atividades turísticas. Nossa expectativa é que o Fórum reflita no desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do turismo em Pernambuco”, afirma Artur Maroja, presidente da ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco. A entidade, que organiza o Fórum, é correalizadora da feira, ao lado da Abrasel-PE (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco) e da Insight Feiras e Negócios. O Fórum também conta com apoio do Sebrae/PE.

“A hotelaria vai crescer muito neste ano e, por isso, além de conectar o setor com fornecedores de todo o Brasil, reforçamos essa grade de conteúdo promovendo a capacitação dos profissionais da área”, explica Tatiana Menezes, diretora da Insight Feiras & Negócios.

A edição deste ano é focada na gastronomia hoteleira. “Quando a experiência gastronômica supera as expectativas do cliente, a hospedagem se transforma positivamente”, defende Peter Kutuchian, CEO do Hotelier News, que divide a curadoria do Fórum com a Escola para Resultados.

As discussões serão iniciadas no dia 5 de outubro com o painel “Gastronomia na hotelaria: desafios e soluções” (15h30), com o especialista em gastronomia Rodolfo Vieira e o chef pernambucano Joca Pontes, seguido por uma discussão sobre o sistema all inclusive (17h), com o especialista em operações hoteleiras Flávio Monteiro e o diretor da Amarante Hotelaria, Ricardo Almeida. Ambos mediados pelo CEO do Hotelier News.

Cases de sucesso na gastronomia hoteleira (18h30) serão apresentados pelo vice-presidente de Operações da Atrio Manegement, Paulo Mélega, e Luciano Caribe, do hotel Pedras do Patacho, de Alagoas, com mediação do diretor do Hotel Village e presidente do Porto de Galinhas Convention Bureau, Eduardo Tiburtius.

No dia 6, a programação segue com um bate-papo sobre as tendências na hotelaria (15h30), com a CEO da Swan Hotéis, Gabriela Schwan, e Peter Kutuchian; seguido pelo tema vendas e marketing (17h), com o especialista em marketing Gustavo Syllos e o diretor dos hotéis Solar e Vivá Porto de Galinhas, Otaviano Maroja, com mediação de Luciana Kusuhara. Os desafios da inovação tecnológica (18h30) encerram o segundo dia com o diretor da Adit Brasil, Rony Stefano, e o CEO da Scaling Up & Growth, Murilo Miranda. O fórum chega ao fim no dia 7 com uma rodada de negócios (15h30).

As inscrições para a HFN estão abertas e podem ser feitas pelo link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/HFN