Desde o início da pandemia, o Grupo R1 vem buscando alternativas para movimentar o segmento Mice, completamente paralisado devido às medidas de distanciamento social. Ainda em abril, a empresa lançou uma tecnologia para realização de eventos híbridos, amplamente aceita pelo mercado. Agora, a companhia eleva seus serviços com a criação do Virtual Space, plataforma de transmissão de feiras virtuais em formato 360.

Desenvolvida pela 42 Labs, braço de tecnologia da R1, a novidade chega para fomentar as tendências geradas nos últimos meses. A ferramenta cria um ambiente digital que reproduz eventos físicos, onde os usuários podem caminhar pelos estandes e salas de palestras. “É uma forma de humanizar esse modelo ao invés de ser algo robótico. Proporcionamos uma experiência na qual recriamos ambientes virtualmente que simula a sensação de estar na feira”, explica Raffaele Cecere, presidente da empresa.

O Virtual Space oferece funcionalidades que podem ser personalizadas de acordo com patrocinadores e necessidades de cada cliente. Entre os serviços estão Meeting Sessions, estandes customizados, ferramentas de análise de dados, relatórios real time, conteúdos nos estandes e interação com os participantes, tudo com fácil navegação. “Conseguimos incluir funcionalidades dentro do ambiente virtual para que o usuário se sinta como se estivesse no local. Por exemplo, nas feiras físicas sempre existe alguém para o atendimento e entrega de material. No Virtual Space é possível interagir com o produto com download de materiais, vídeos e chat ao vivo com um funcionário. Dependendo do número de pessoas naquele estande, o usuário entra em uma fila de espera”, complementa.

Grupo R1 - virtual space - interna

Feiras podem ser customizadas de acordo com as necessidades do cliente

Grupo R1: relatórios e dados

Um dos principais diferenciais do serviço são os relatórios em tempo real e análise de dados dos participantes. O cliente consegue visualizar quais itens cada usuário clicou, quais estandes foram visitados e quantas pessoas estão naquela plataforma. “A funcionalidade permite que os organizadores redesenhem estratégias durante o evento. É possível impulsionar estandes para que as marcas tenham maior visibilidade, além de entregar relatórios. No credenciamento de uma feira presencial, saber quantas pessoas entraram muitas vezes é um processo demorado”, destaca.

A plataforma entrega feiras de quantos dias o cliente desejar, podendo ampliar a participação dos usuários. No caso das palestras, os conteúdos ficam gravados. “Nada se perde, as pessoas podem visitar e revisitar no conforto de suas casas. Sabemos que os eventos presenciais voltarão, mas o uso de tecnologias será um legado muito interessante. Acredito que feiras físicas terão forte apelo regional, mas novas ferramentas permitirão que outras pessoas participem mesmo à distância. Negar o que veio seria neglicenciar o futuro”.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Grupo R1