Apostando em certificações e na união do trade, a retomada pernambucana assistiu a crescente ocupação após o início da crise. Cartão postal da região, Porto de Galinhas sofreu com o fechamento das atividades de lazer e vem observando a recuperação do setor com a volta das viagens em família. Com quatro empreendimentos no destino, o Grupo Ocaporã inicia 2021 com muitas metas, planos e o otimismo característico do nordestino.

“Com a situação mais controlada, as praias aos poucos foram reabertas e os turistas retornaram. As mudanças e as boas práticas provocadas pelo Covid-19 vieram para ficar e gerar novos protocolos de segurança, pelo menos até que todos os viajantes estejam vacinados”, contextualiza Sergio Paraiso, diretor de Marketing e Vendas da rede.

Para a retomada, o grupo contratou duas empresas de consultoria e se associou à UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) para implementar o manual de boas práticas de higiene nas unidades hoteleiras, com o intuito de preservar a saúde dos trabalhadores e hóspedes. “Para o turista, as principais inovações são o uso obrigatório de máscara nas áreas sociais dos hotéis e para ter acesso aos serviços dos restaurantes, em bufê reservado, e nos bares”, explica o diretor.

Durante a retomada, o Ocaporã trabalhou com limites de ocupação máxima, seguindo as regras determinadas pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Em agosto, o limite de UHs ocupadas era de 50% do inventário total dos hotéis, e aos poucos mais quartos foram sendo disponibilizados. “Neste primeiro semestre de 2021 estamos com limite de ocupação máxima de 85% do inventário total”, diz Paraiso.

grupo ocaporã - sergio paraiso

Paraiso: nossa principal premissa para o primeiro semestre de 2021 é recuperar os indicadores

Grupo Ocaporã: projeções e metas

Quanto à ocupação, há ainda alguns obstáculos para voltar aos patamares pré-pandemia. “A recuperação está ocorrendo de forma lenta e bem gradual”, comenta o diretor. “A nossa principal premissa para o primeiro semestre de 2021 é recuperar os indicadores da taxa de ocupação e LOS. No segundo semestre de 2021, recuperaremos a diária média e, no ano que vem, o faturamento total”, projeta.

Para este ano, os hotéis trabalham com metas focando em crescimento nos índices hoteleiros praticados em relação ao ano de 2019, incluindo diária média , LOS e receita. “E essas metas são desafiadoras”, observa Paraiso. “Precisaremos crescer no mínimo 12 % em relação ao faturamento total de 2019”.

Para concretizar as metas, o grupo preparou um plano a partir de três premissas básicas para a retomada. O primeiro passo é a criação de um calendário de ofertas e promoções. “Que são condições para períodos específicos, que estarão focadas em feriados, datas especiais e que estimulam por exemplo escapadas românticas”, explica o diretor.

O segundo passo é por meio da criação de tarifas promocionais. “Como preços adequados para a reabertura com período de validade determinado”, exemplifica Paraiso. “São as tarifas de reopening (válida para os seis primeiros meses da retomada), visando uma ampla divulgação nas mídias sociais, sites e portais dos agentes”, pontua.

E por fim, a criação de experiências diferenciadas para os hóspedes do Ocaporã, que agora trabalha com serviço all inclusive. “Os clientes se programam para viajar a lazer com a família e buscam um lugar seguro, que permita que seja encontrado tudo sem ter que se ausentar do hotel para restaurantes, compras, bares, etc”, observa.

Pensando em uma nova programação, o grupo desenvolveu um cronograma de experiências para os hóspedes. “Para o público infantil, desenvolvemos ações educativas como contação de histórias, recreação separada por faixa etária com limitação de até 20 crianças por brincadeira e atividades de integração com a Mata Atlântica nativa de Porto de Galinhas”, divide Paraiso.

Outra aposta é a inclusão de ações gastronômicas, como festivais de culinária e jantares sensoriais com eventos musicais elevando a proposta de entretenimento nas áreas comuns do hotel.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Grupo Ocaporã