O cenário atual no Amazonas é preocupante tanto em questões sanitárias quanto turísticas. Para renovar o encantamento do público, o Grupo Local Hostel, com duas unidades no estado, criou um laboratório de capacitação em Manaus com o objetivo de compartilhar conhecimento.

A Academia Local Hostel, braço do grupo que recebe hóspedes há seis anos na capital e em Presidente Figueiredo, oferece cursos online e treinamentos. “A equipe que faz o atendimento de frente do negócio, precisa estar engajada, conhecer a cultura da empresa, entender como atender às necessidades dos clientes”, comenta Matheus Andrade, CEO do Grupo Local Hostel.

O empresário ainda ressalta que, além de suprir o básico, os empreendimentos precisam encantar os hóspedes. “A gente sempre pensa em criar o momento ‘UAU’ para o cliente”, destaca ele com referência ao conceito de marketing disseminado pela Disney e base do curso que a academia acaba de lançar no mercado.

O treinamento Jeito Local Hostel de Encantar começou a ser gestado em 2019, quando o grupo iniciava o processo de criação de uma metodologia própria, testada na equipe interna dos hostels. “A gente sempre teve internamente a cultura de valorizar o treinamento da nossa equipe, de desenvolver potencialidades, trocar ideias”, salienta Andrade.

E os resultados vieram por meio de métricas e avaliações dos hóspedes. O CEO conta que nos meses seguintes ao treinamento com os colaboradores, as notas para o atendimento e qualidade registraram altas expressivas. “Sentimos o resultado nas avaliações. Tanto no volume de pessoas que se dispuseram a parar um tempo e escrever sobre o hostel, como nas citações e notas para nosso time”, comemora.

Grupo Local Host el - academia de capacitação - interna

                                  Rede possui unidades em Manaus e Presidente Figueiredo

Grupo Local Hostel: oportunidades na quarentena

Desde a sua criação, os planos eram fazer do Local Hostel uma rede para espalhar e compartilhar experiências. Em 2019, quando o programa de trainee gerencial foi criado, o grupo contratou uma consultoria para auxiliar na expansão de leitos. O objetivo era ampliar de 87 para 200 a oferta de leitos na região Norte até 2023.

Quando a pandemia explodiu no país, a meta de abrir a terceira unidade da rede, em Belém (BA) teve que ser adiada, dando lugar a outros planos. “A gente percebeu que era um momento para fortalecer o que já temos, investir nos lugares em que já estamos instalados e crescer de uma outra maneira”, pontua Andrade.

A mudança foi profunda e atingiu até a missão da empresa, segundo o empresário. “Agora o Grupo Local Hostel é uma empresa de micro-revoluções. Acreditamos que o conhecimento é uma das maneiras de causar essas mudanças”, diz ele.

E, de tantas transformações, nasceu a Academia, reforçando o perfil de compartilhamento de conhecimento da rede. Desde 2016, o grupo promove a Rosa de Turismo, iniciativa que foi para o digital durante a pandemia e visa aproximar estudantes de hotelaria e turismo da realidade e do dia a dia do mercado.

“Será que não conseguimos levar isso para outras empresas?”. Esse foi o questionamento que o CEO fez ao ver que estava criando um conteúdo interessante e validado no seu próprio negócio focado no encantamento do público.

O nascimento do curso

O grupo somou a bagagem de mais de 25 mil hóspedes que já passaram pelas duas unidades, avaliaram as demandas mais recorrentes, ouviram seus colaboradores e transformaram os empreendimentos em laboratórios de experimentação e validação de processos.

“Foi surpreendente. A resposta da equipe é imediata e podemos sentir o desenvolvimento deles”, diz Andrade, que ainda revela que a integração entre os diferentes setores, com o entendimento da função e responsabilidades de cada um, também mudou visivelmente.

Durante a pandemia, o Local Hostel realizou treinamentos com diferentes equipes de empreendimentos turísticos no Amazonas. A proposta é criar um momento UAU para clientes de hotéis, pousadas e agências de viagens.

Wilson Castro, gestor da Iguana Turismo, agência local de turismo receptivo, foi um dos empresários que viu na capacitação da equipe um investimento. “Tivemos mudanças significativas no volume de avaliações. Tínhamos em média de dois a quatro reviews por mês. Agora em novembro, depois do treinamento, já contabilizamos 17. E todos excelentes”, revela.

Por conta do atual momento do país, treinamentos presenciais ainda são um desafio. Desta forma, o grupo transferiu o curso para o ambiente digital. “Temos muitas dinâmicas que fazemos nos treinamentos presenciais que não são possíveis em uma aula virtual, mas o conceito está lá. Perde-se o olho no olho, mas ganhamos na ampliação da capilaridade de onde nossa mensagem pode chegar”, explica Andrade.

O curso é ideal para empreendedores que querem treinar suas equipes e profissionais que querem se qualificar. “Decidimos focar no turismo pois é o que a gente domina, mas todo mundo que se interessa em um atendimento diferenciado vai conseguir absorver o conteúdo e adaptar para sua realidade”, pontua o CEO.

O acesso ao curso é vitalício e, além das aulas, quem se inscrever receberá um e-book e também poderá trocar ideias com os criadores do curso pelas redes sociais.

Os interessados podem se cadastrar no link.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Grupo Local Hostel