Apesar dos impactos da pandemia da Covid-19, o Fosun Tourism Group, proprietário do Club Med desde 2015, tem planejado uma expansão global agressiva da empresa nos próximos anos. O objetivo é aumentar significativamente a presença global dos resorts.

Atualmente, o Club Med possui operações de vendas e marketing em mais de 40 países e regiões e opera 63 empreendimentos.  Do total, 35 deles estão localizados na EMEA (Europa, Oriente Médio e África), outros 12 nas Américas, e 16 na região Ásia-Pacífico, incluindo sete resorts na China. Entre esses, 14 resorts são próprios, 39 são alugados e 10 estão sob contratos de administração.

“Com a posição financeira estável e forte impulso de recuperação, estamos bem preparados para dar continuidade às estratégias”, informa o Fosun em seu relatório semestral. “No início de 2021, traçamos um plano para abrir 16 novos resorts até o final de 2023, dos quais oito estão na China. Este plano foi implementado dentro do cronograma no primeiro semestre de 2021 ”, concluiu.

Expansão global e perspectiva de crescimento pós pandemia

Como aconteceu com todo o setor de turismo, a Fosun foi severamente prejudicada nos últimos 18 meses, principalmente por conta das restrições de viagens nos países em que opera. Para se ter uma noção, o Club Med relatou uma queda de 64,2% no volume de negócios para £ 153,9 milhões.

Contudo, a confiança do grupo nas perspectivas de crescimento do Club Med foi espelhada por outras empresas de hospitalidade e investidores. Como é o caso da rede Marriott, que nos últimos anos, tem feito uma grande aposta no setor, através de uma série de negócios, e do Hyatt, que anunciou recentemente a aquisição do Apple Leisure Group.

As viagens de lazer são vistas como um dos subsetores mais resistentes em um mundo pós-pandêmico, o que tem despertado interesse dos investidores. A avaliação de sentimento dos executivos de hospitalidade mais recente da Hospitality Insights mostrou que o setor de resorts havia subido um lugar no tipo de localização preferida dos empresários.

“Até 30 de junho de 2024, 12 resorts espalhados pelo mundo devem concluir suas renovações. Ainda em 2024, juntamente com a nova inauguração e renovação, parcialmente compensada pelo fechamento de resorts obsoletos, prevemos um aumento da capacidade anual em aproximadamente 26% em comparação com 2019 ”, afirmou o grupo.

(*) Crédito da foto: reprodução