Um dos principais players de turismo e entretenimento de Olímpia, o Grupo Ferrasa não poupa esforços para fomentar o setor no destino paulista. Além dos investimentos em novos equipamentos, como a abertura do Vila Guarani, no Hot Beach Olímpia e o lançamento da comercialização do Hot Beach You, a empresa busca alimentar a cadeia produtiva de outras maneiras.

Não é nenhuma novidade que a hotelaria vive um apagão de mão de obra durante a retomada e no interior paulista não é diferente. Em entrevista ao Hotelier News, Diego Ferrato, superintendente do Grupo Ferrasa, explica que a companhia precisou procurar colaboradores em cidades vizinhas. “Muitos empreendimentos hoteleiros foram inaugurados ao mesmo tempo e não houve mão de obra o suficiente para suprir”.

Com o gap de trabalhadores especializados, Ferrato conta que o Grupo Ferrasa está providenciando transporte para municípios próximos, mas que pretende investir na capacitação do setor em Olímpia. “Temos planos de desenvolver uma escola para qualificar profissionais interessados. Queremos trabalhar com a mão de obra local e promover a inclusão em nossos hotéis para fomentar talentos na cidade, além de gerar suporte para a demanda do destino”, acrescenta o executivo.

Ferrato destaca que Olímpia é uma cidade com alta qualidade de vida, o que pode ser atrativo para reter e captar novos talentos. “O intuito é ter o máximo possível de locais trabalhando, o que é bom não só para o grupo, mas para o crescimento do destino. Nosso RH é focado em desenvolver mão de obra, promover treinamentos e qualificação de produtos e serviços. Vamos trazer parceiros para aumentar esse escopo”.

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Nosso objetivo é colocar Olímpia em uma prateleira maior, diz Ferrato

Fornecedores

Outro problema que o Grupo Ferrasa enfrenta é o desenvolvimento de fornecedores locais. O destino também possui falta de empresas para abastecer os empreendimentos. “É um desafio diário. Existem muitos fornecedores em cidades como Rio Preto e Barretos que participam de processos de cotação, mas precisamos de um suporte melhor de distribuição de matérias-primas”, pontua.

Com uma grande oferta de empresas alocadas no interior paulista, existe a possibilidade de trazer mais expertise ao mercado de Olímpia. “São players que querem investir e estar aqui. E esse é um trabalho que será feito a longo prazo. A abertura da Vila Guarani entra nessa necessidade, dando a oportunidade do turismo local conhecer coisas novas, misturando o interno e o externo. Nosso objetivo é colocar Olímpia em uma prateleira maior do que ela já está”, explica Ferrato.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News