Após 11 anos de implantação do serviço de coleta seletiva, o Grupo diRoma reforça seu posicionamento de reciclagem de papel, plásticos, vidro e metal em suas 13 unidades em Caldas Novas (GO). As políticas estão vigentes em hotéis, parques aquáticos, restaurantes e equipamentos turísticos administrados pela rede.

“A consciência ambiental manifestada nesses atos relativamente simples, como é a separação de resíduos, deve ser trabalhada constantemente e para ser efetiva em toda a sociedade levará gerações. Nosso papel mantendo esse trabalho em todos os empreendimentos diRoma é também de conscientização do hóspede que, por sua vez, percebe que manter esse sistema não impede o aproveitamento dos espaços e das atrações”, pontua Aparecido Sparapani, superintendente do Grupo diRoma.

A rede está alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos que, desde 2010, determina que o setor público e privado realize a gestão do lixo gerado. No caso do que é produzido nas dependências administradas pelo Grupo diRoma, a seleção desses recicláveis fica a cargo da M.I Alves, empresa selecionada para tratar desse material desde a retirada de dentro dos empreendimentos até o destino.

Somente em 2019 foram recolhidos e direcionados para a reciclagem aproximadamente 55 toneladas de material e ainda mais de 30 mil litros de óleo, livrando o resíduo de ser descartado erroneamente.

O esquema organizado para a coleta seletiva conta com cômodo de acondicionamento provisório de onde papel, plásticos, vidro e metal permanecem até a retirada pela empresa parceira que ocorre uma ou duas vezes por semana. O lixo orgânico fica sob a responsabilidade do Grupo diRoma, que destina até o aterro municipal com carro de coleta próprio.

Grupo diRoma: outras ações

Em agosto de 2020, a rede inaugurou uma usina para geração de energia fotovoltaica. Em formato totalmente urbano, está entre as maiores do Brasil, composta por 16.626 módulos, ocupando 3.220 metros quadrados em sistema de cobertura tipo garagem, 3,8 mil metros quadrados em telhados e 75 mil metros quadrados em solo. Estima-se a economia de 85% na conta dos hotéis, com um retorno de investimento entre 30 e 36 meses.

O empreendimento que pertence ao Grupo diRoma, é formado por 26 projetos de geração distribuída localizados no município de Caldas Novas e soma uma potência instalada de 5,6 MWp, capaz de atender o equivalente a 4.265 famílias. A usina estará em pleno funcionamento ofertando energia para todos os empreendimentos do Grupo ainda nesse semestre.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo diRoma