A cadeia montanhosa da Serra da Mantiqueira que se estende pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro esconde cores e sabores próprios. Ingredientes nativos da região alinhados ao clima que oscila entre frio e calor foram as inspirações do Grande Hotel Campos do Jordão para explorar novas possibilidades gastronômicas. Redescobrindo espaços dentro da propriedade, o empreendimento vem desenvolvendo experiências exclusivas para hóspedes buscando elevar sua oferta de A&B (Alimentos & Bebidas).

Em 2018, o hotel iniciou seu projeto de vinhedo experimental, que contempla uma área de 1.650 metros de cultivo de quatro tipos de uvas, sendo duas brancas e duas tintas. No entorno, uma estrutura de arvorismo recém-construída compõe a diversão das crianças junto ao playground. O local, um dos pontos mais altos da propriedade, foi o escolhido para servir experiências de gastronomia personalizadas e workshops de produtos típicos da região.

“A ideia surgiu da história de Campos do Jordão e da própria Serra da Mantiqueira. Identificamos o potencial da área para proporcionar aos clientes uma verdadeira experiência da região. Primeiro, construímos o pomar e, em seguida, o vinhedo. A partir disso, buscamos desenvolver um local para contemplar o vinhedo e oferecer uma experiência gastronômica”, conta Renato Bianchi, gerente geral do hotel.

A área, até então ociosa, passou por algumas transformações. Antes com vegetação rasteira, o local agora possui espaço de convivência, rampa de acesso, fogo de chão e mobiliário produzido pela própria equipe de jardinagem do Grande Hotel. “Fomos encaixando as coisas e ainda estamos em processo de construção. Inicialmente, o espaço seria apenas um redário, mas conversando com outros gerentes identificamos que o lugar era muito especial e tinha muito potencial de uso”, acrescenta Bianchi.

Grande Hotel Campos do Jordão: como funciona

Os hóspedes podem solicitar a experiência personalizada no momento da reserva mediante disponibilidade. Outra opção é realizar a inscrição em um dos workshops diretamente na recepção. Já os valores variam de acordo com os ingredientes e harmonização de preferência do cliente.

“A ideia é não ter valor fixo. O preço vai depender do que o hóspede quiser comer, da proteína e da harmonização. Temos a possibilidade de servir cachaças ou cervejas no lugar do vinho, por exemplo”, pontua Philippe Nogueira, gerente de A&B.

“As experiências gastronômicas ao ar livre, que já estavam em nossa programação há alguns anos, ganharam ainda mais protagonismo no atual cenário e certamente vieram para ficar”, afirma Marcelo Picka, diretor do empreendimento.

A experiência

Grande Hotel Campos do Jordão - experiência na mantiqueira - equipe

A&B liderado pelo chef Benedito Oliveira

Com vista para a cidade e para o vinhedo, a experiência gastronômica não se limita apenas ao paladar. Até chegar ao local das refeições, é preciso realizar uma caminhada entre as centenas de araucárias da propriedade, correndo-se o risco de topar com alguns esquilos durante o trajeto.

Com menus personalizados ao gosto do cliente, almoços, cafés da tarde e workshops são os principais focos da novidade. “Servimos o que o hóspede tem preferência por comer e o que acreditamos que fará sentido naquele espaço. Valorizamos os produtos da Serra da Mantiqueira com refeições compartilhadas. A ideia é oferecer cardápios que agreguem todos ao redor da mesa”, explica Nogueira.

A reportagem do Hotelier News foi conhecer (e provar) a nova experiência gastronômica do empreendimento. Já com as folhas avermelhadas do outono, uma das marcas registradas de Campos do Jordão, fomos recebidos pela equipe comandada pelo chef Benedito Oliveira após um passeio por toda a estrutura do hotel.

Para abrir o paladar, uma taça de espumante seguida por pães e manteigas artesanais de produção própria. Mas as estrelas da entrada foram o requeijão de corte e o pão de queijo, preparados pelo Sebastião dos Santos, o Tião, primeiro cozinheiro e nativo da Mantiqueira.

A parte principal foi composta por panceta, tibone, purê de mandioquinha, farofa de pinhão e dois tipos de molhos. Vale ressaltar que todas as etapas são harmonizadas com vinhos escolhidos pelo sommelier da casa na extensa carta de 250 rótulos de 30 países. Para finalizar, broa de pau a pique recheada de goiabada com café coado na hora.

“Desenvolvemos menus baseados na cozinha utilizando fogo. Temos uma churrasqueira com espaço de parrilla e chapa. A proposta é servir refeições com produtos da região e mostrar a alta gastronomia, que é um dos pontos fortes do Senac”, adiciona Nogueira.

 

(*) Crédito das imagens: Nayara Matteis e Peter Kutuchian/Hotelier News