Enfrentando uma das crises hídricas mais rigorosas dos últimos 90 anos, o Paraná tem investido em medidas de enfrentamento, dentre elas o rodízio de água nas cidades. Neste cenário, o Grand Mercure Curitiba Rayon, que tem boas expectativas de eventos para este semestre, realizou um investimento para colaborar com a economia do recurso.

Desde que adotou a medida, o hotel conta com redutor de vazão nos 158 chuveiros dos quartos e em todas as torneiras do empreendimento, no sentindo de conscientizar os hóspedes sobre o problema. O investimento na compra e instalação dos redutores de vazão foi da ordem de R$ 2,8 mil.

De acordo com Fernando Kanbara, gerente geral do Grand Mercure Curitiba Rayon, antes da instalação dos redutores de vazão, a média de consumo era de 1,35 metros cúbicos por unidade ocupada.

Grand Mercure Curitiba: nova realidade

Após a adoção das medidas com o intuito de reduzir o gasto de água e driblar a crise, a média de consumo caiu para 0,83 metros cúbicos por unidade ocupada, representando uma economia de 37% na fatura mensal de água.

Para Kanbara, o esforço realizado pela população e setores econômicos da cidade são válidos na tentativa de contornar o problema. “A cada redução que temos, todos os meses, comemoramos os resultados, pois sabemos que economizando teremos condições de ter água nas nossas torneiras por mais um período”, analisou o gerente.

Outros empreendimentos também têm aderido a estratégias ESG (Enviromental, Social and Governance), no sentido de criar uma operação mais sustentável. É o caso da Pousada do Sandi, em Paraty (RJ), que tem investido em ações sustentáveis, como a criação de uma miniestação de tratamento de água, além da instalação de painéis para geração de energia solar, estendendo as ideias para toda a cidade, garantindo mais qualidade de vida.

(*) Crédito da foto: kboyd/Pixabay