Nos últimos meses, a Gramado Parks vem fazendo barulho na hotelaria gramadense. Com quatro empreendimentos na Serra Gaúcha, dois parques e um projeto de multipropriedade em construção na Praia dos Carneiros (PE), a empresa de hospitalidade e entretenimento quer se destacar quando o assunto é gastronomia.

A rede entendeu que, não adianta apenas entregar resorts com uma boa oferta de hospedagem e propostas temáticas — como é o caso do Buona Vitta, inspirado na região da Toscana. É preciso ir além. E nada melhor do que conquistar o cliente também pelo estômago.

Para construir um A&B (Alimentos & Bebidas) que entregue uma experiência gastronômica genuína, a Gramado Parks vem investindo em pessoas. Temos alguns exemplos como a contratação de Christian Mansfeld, gerente de A&B do Buona Vitta, Luciano Roth, à frente do departamento no Wyndham Gramado, e Danilo Francisco Dantas, chef executivo da rede desde outubro de 2021.

Atuando diretamente com Rodolfo Vieira, diretor de Gastronomia da empresa, Dantas explica que existe uma grande dificuldade em encontrar mão de obra qualificada em Gramado, o que tem sido o principal desafio da estruturação da equipe até o momento.

“Estamos em fase de formação dos times. A Gramado Parks vem crescendo muito rápido, mas é uma empresa nova na hotelaria. Grande parte dos colaboradores de A&B vêm de outras cidades, pois não encontramos mão de obra qualificada aqui”, comenta o chef executivo em entrevista ao Hotelier News. “É complicado ver que muitos profissionais estão buscando outros setores porque a hotelaria não é bem remunerada”, acrescenta.

Gastronomia com vida própria

Cada unidade da rede tem uma gastronomia única e particular. Enquanto o Buona Vitta explora os sabores da culinária italiana, o Bella Gramado faz jus às raízes alemãs do destino gaúcho e o Exclusive Gramado serve pratos mais modernos e contemporâneos. E essa diversidade de propostas é a aposta da empresa para atrair hóspedes, visitantes e gramadenses para seus restaurantes.

“Nosso momento é de estruturações internas para mostrar que a Gramado Parks chegou. A alta temporada, que começa em junho, será nossa prova de fogo. Para atrair o público, promovemos eventos como o Varanda Toscana, que acontece duas vezes por mês no Buona Vitta, que é uma vitrine para o Dom Milo”, salienta Dantas.

Capacitar profissionais também faz parte dos planos do grupo. Em Pernambuco, a empresa criou uma universidade para formar equipes e, em breve, Gramado deve ganhar seu braço educacional.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News