Depois de voltar o estado para a fase Amarela, o governo João Doria deu outro duro (mas necessário) golpe na hotelaria. Para evitar aglomerações e uma possível escalada de casos e mortes por Covid-19, a administração estadual vetou festas de Réveillon em hotéis, bares e restaurante. As informações são da Folha de São Paulo.

O Hotelier News tentou contato com o governo do estado para confirmar a proibição e ter mais detalhes da medida, mas não obteve resposta até o fechamento dessa matéria. Ontem (3), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes (veja o vídeo), o governo paulista anunciou reforço na fiscalização em cima da população e de estabelecimentos comerciais para cumprimento das medidas de distanciamento social e uso de máscaras.

“Estamos ainda em quarentena e reforçamos o pedido por prudência. Contratamos 1 mil agentes para intensificar a fiscalização sanitária, tanto para evitar aglomerações, como uso de mascaras e distanciamento social. Essa força tarefa começará amanhã (hoje) a fiscalizar ruas e estabelecimentos de todo o estado”, disse Jean Gorinchteyn, secretário estadual de Saúde de São Paulo.

Na coletiva, Gorinchteyn atualizou as informações relacionadas ao coronavírus em São Paulo, que ajudaram a balizar mudança para a fase Amarela. Segundo o secretário, o nível de ocupação de UTIs da Grande São Paulo estava em 53,7% até ontem. No estado, o percentual é ainda maior: 60,7%. O número de internados atualmente no sistema de saúde pública do estado é de 4.218 pessoas.

“Está em curso um aumento das taxas de transmissão e um retorno mais acelerado às taxas de crescimento de Covid-19 no estado. Estamos recomendando que, nestas festas de final de ano, as pessoas evitem aglomerações superiores a 10 pessoas”, comentou José Medina, médico coordenador do Centro de Contingência. Segundo ele, a orientação é para que os encontros não se prolonguem e, durante a refeição, quando todos estarão sem máscara, é necessário que o distanciamento seja respeitado.

Réveillon: e os hotéis?

O Hotelier News também tentou contato com hoteleiros para repercutir a proibição, mas teve pouco sucesso. Os executivos que conversaram com a reportagem já sabiam da notícia do veto, mas preferiram esperar mais informações para se posicionar. Um deles, contudo, disse que já tinha programado uma festa de Réveillon pequena e familiar – e que vai mantê-la até segunda ordem.

Vale destacar que a festa da Virada na Avenida Paulista, na capital, já havia sido cancelada pela prefeitura. O tradicional prova de corrida da São Silvestre, no dia 31 de dezembro, também não será realizada.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Governo de São Paulo