O Google informou que, a partir de 1º de agosto, não realizará mais reservas de excursões e atividades na plataforma Reserve With Google. A decisão, divulgada pelo Skift, faz parte da estratégia da companhia em ter produtos mais consistentes voltados as ramificações do turismo.

A saída deste segmento, contudo, não representa que as ações do Google serão menos arrojadas com relação ao turismo. A empresa continua, por exemplo, com atuações em reservas hoteleiras aliadas a anúncios e links gratuitos, algo que espera-se a adaptação ao mercado de passeios, atividades e experiências.

Um porta-voz da multinacional, em nota, informou sobre parte dos próximos passos para este segmento. “Pretendemos testar a introdução de links de reserva de ingressos na Pesquisa Google, para que os usuários possam comparar facilmente as opções para visitar suas atrações favoritas”, diz. A atuação, portanto, se diferenciará da forma de atuação com hotéis, voos e aluguéis de férias.

Movimento do Google na prática

Inicialmente, então, o Google traz ingressos para atrações como parques e museus em sua ferramente tradicional de busca. A primeiro momento essa atuação servirá de vitrine para sites e OTAs que comercializam estes produtos.

“Como compartilhamos anteriormente, o Google continua investindo profundamente em soluções para usuários e parceiros neste setor, e estamos entusiasmados em continuar a colaborar. Lembre-se também de que, à medida que nossas ofertas de novos produtos continuam aumentando, em particular o recurso de pesquisa de ingressos para atrações, é provável que o tráfego da ferramenta de reservas continue diminuindo no último mês em que estiver ativo”, afirma a companhia em comunicado aos operadores turísticos.

(*) Crédito da foto: Brett Jordan/Unsplash