A CE (Comissão Europeia) pediu mais transparência ao Google para preços de voos e reservas em hotéis. A entidade exige que os valores em destaque na plataforma da gigante das buscas já incluam possíveis taxas e impostos pertinentes ao produto. As informações são da Phocuswire.

De acordo com o requerimento, o Google terá dois meses para realizar as mudanças necessárias e comunicá-las à comissão. O pedido também conta com chancela de autoridades da Consumer Protection Cooperation, semelhante aos Procons no Brasil.

Para Didier Reynders, comissário de Justiça da CE, essa ação é importante para o empoderamento dos consumidores. “Os europeus não podem ter confusão quando usando essas ferramentas para planejar suas férias, por exemplo. Eles precisam de poder para fazer suas escolhas embasados em informações transparêntes e imparciais”, afirma.

A nota de Reynders também fala que caso as mudanças do Google não sejam satisfatórias, é possível que outro diálogo seja iniciado para atender os interesses da UE (União Europeia). “As autoridades nacionais competentes podem, em última instância, impôr sanções”, complementa.

Versão do Google

A fatia do turismo tem sido importante para a companhia, que criou uma série de facilidades nos últimos meses para o setor. Até por isso, em nota oficial, um porta-voz do Google falou sobre a situação envolvendo consumidores na Europa.

“Nós recebemos o pedido e estamos trabalhando em conjunto com as agências de proteção ao consumidor, bem como com a Comissão Europeia, para vermos como podemos aplicar melhorias. Isso será bom para os usuários e deve ajudar a ter ainda mais transparência”.

Vale lembrar que não é a primeira vez que a empresa tem problemas no Velho Continente. Em novembro de 2020, algumas companhias do turismo — incluindo Booking.com e Expedia — pediram que a CE cumprisse uma multa de € 2,42 bilhões imposta ao Google em 2017.

(*) Crédito da foto: Mitchell Luo/Unsplash