O Google está reforçando seus esforços para estimular viagens sustentáveis com duas novas iniciativas. Um desses novos projetos envolve diretamente o mercado hoteleiro, com reflexos nas buscas dentro do metabuscador. Não está claro ainda se essas novas funcionalidades já estão disponíveis no Brasil.

A partir dessa semana, hotéis que atendam a padrões de sustentabilidade de organizações independentes, como Green Key ou EarthCheck, terão um selo de certificação ecológica ao lado de seu nome nas buscas no Google Travel.

Em paralelo, a guia “Sobre” dos hotéis mostrará uma lista das práticas ecológicas executadas pelas propriedade. Exemplos: processos ligados à conservação de água ou políticas de abastecimento sustentável.

A gigante da internet informou que já conversa com as principais redes internacionais, casos de Hilton e Accor, para reunir informações de sustentabilidade das propriedades. Ao mesmo tempo, o Google quer que os próprios hotéis adicionem esses dados nos seus perfis do Google Meu Negócio.

Esta é a segunda novidade recente destinada a hotéis dentro do ecossistema do Google. Também este ano, por exemplo, a empresa promoveu importantes mudanças em links de reservas orgânicos.

Mais novidades

Recentemente, o Google se juntou à Travalyst, uma coalizão de viagens sustentáveis ​​lançada em 2019 pelo Príncipe Harry, em parceria com Booking.com, Skyscanner, Trip.com Group, Tripadvisor e Visa. De sua parte, a empresa vai ajudar a organização a desenvolver um modelo aberto e padronizado para calcular e exibir as emissões de carbono das viagens aéreas e contribuirá para o desenvolvimento de padrões semelhantes para hotéis.

“Enfrentar o desafio da mudança climática exige que encontremos soluções em grande escala, e isso é especialmente verdadeiro quando se trata de viagens e turismo”, disse Kate Brandt, diretora de Sustentabilidade do Google.

“Ao trabalhar com a Travalyst e nossos parceiros da indústria, pretendemos construir ferramentas e tecnologia que permitam aos viajantes e empresas em todo o mundo priorizar a sustentabilidade”, completa.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Internet