Um ano depois de ampliar a visibilidade orgânica de hotéis no Google TravelGoogle - screenshot nova funcionalidade, o Google apresentou mais novidades aos hoteleiros. Agora, os links gratuito de reservas de hotéis também aparecerão na página de resultados de pesquisas e no Google Maps.

“O objetivo dessa atualização é ajudar os parceiros da indústria de viagens a ampliarem seu alcance e oferecer também aos consumidores um conjunto mais abrangente de opções”, afirma Julie Farago, diretora de Engenharia para o setor de Viagens do Google.

Julie, por sinal, detalhou essa recente atualização em um post publicado hoje (16) no blog da gigante de tecnologia (leia aqui). Com a nova funcionalidade, a partir de agora os hotéis poderão captar reservas além do Google Travel, página onde ficavam os links gratuitos. Isso porque, já na página de buscas inicial do metabuscador, os viajantes poderão acessar esses links de reservas sem custos e concluir a compra diretamente no site do hotel parceiro.

No post, Julie disse ainda que, desde a introdução dos links gratuitos de reservas, parceiros de todos os tipos, como hotéis e OTAs, conseguiram elevar o tráfego vindo desse canal sem custos. Como exemplo, ela citou a Myhotelshop, que, por meio dessa funcionalidade, elevou em 30% o número de reservas das suas propriedades clientes ao longo do verão de 2021 (hemisfério norte).

Outras iniciativas

Google - screenshot nova funcionalidade 2Além dessa atualização, o Google desenvolveu um novo dashboard, com mais dados, para que hotéis e OTAs possam entender melhor o tráfego oriundo dos links gratuitos. A novidade entra no ar já com informações sobre o número de cliques, mas dados sobre total de impressões e valor das reserva serão lançadas nas próximas semanas pela empresa de Mountain View.

Julie informou ainda que o Google está também simplificando o processo no qual os hoteleiros compartilham informações sobre tarifário e disponibilidade. A partir do próximo mês, por exemplo, hotéis qualificados (com perfil comercial verificado no Google My Business e que a empresa não recebe informações sobre os preços por meio de terceiros) poderão inserir tarifas manualmente para ativar os links de reserva gratuitos.

A gigante também quer tornar mais user friendly o processo de inclusão de informações do hotel no seu perfil Google My Business. Com isso, por meio da feature Local Post, os hoteleiros poderão inserir de maneira simplificada informações atualizadas da propriedade, como alterações nas políticas da Covid-19, descrições das amenidades da propriedade, bem como carregar novas fotos e vídeos.

Julie termina a postagem no blog da empresa dizendo que essas atualizações fazem parte da missão do Google “de ser uma fonte confiável de informações sobre viagens”. Ela acrescenta que a empresa está também constantemente “trabalhando em maneiras novas e aprimoradas de ajudar os parceiros de viagem a se conectarem com as pessoas que procuram seu próximo lugar para ficar”.

(*) Crédito da foto: Firmbee/Pixabay