Após dois anos de demanda reprimida, a procura por viagens no Google está ainda maior que no período pré-pandemia. E, mesmo que a sustentabilidade seja um importante elemento para escolha, o preço ainda é um fator determinante no cenário socioeconômico atual. Em resposta a essas questões, a empresa implementou uma série de melhorias nas ferramentas de planejamento de viagens, segundo o Phocuswire.

No primeiro trimestre do ano, as buscas por viagens, passaportes e destinos foram maiores que nos primeiros três meses de 2019, segundo Phillip Schindler, diretor de negócios do Google. “O crescimento das consultas em categorias como “praias e ilhas” aumentou 27% em relação a 2019, enquanto os “aluguéis de férias” aumentaram 37%. Em comparação com o ano passado, as pesquisas globais por ‘passaporte online’ aumentaram 80%, enquanto as buscas por ‘seguro de viagem’ dobraram”, afirma o executivo.

A plataforma também divulgou que o interesse por “hotéis de luxo perto de mim” dobrou desde 2019 e as pesquisas por “cruzeiros individuais” aumentaram mais de 250%. Já as buscas por “agendamentos de passaporte” cresceram mais de 300% nos três primeiros meses deste ano.

Contudo, essas pesquisas não garantem a compra, mas fazem parte do novo hábito dos consumidores de buscar mais informações antes da tomada final de decisão, segundo Fábio Coelho, CEO do Google Brasil. “As compras online são cada vez mais complexas”, afirmou o executivo em entrevista ao Do Zero ao Topo durante o evento Think with Google 2022.

Uma pesquisa realizada pela plataforma no Brasil, divulgada pelo InfoMoney, revelou que 72% dos brasileiros pesquisaram online antes de realizar uma compra (online ou offline) em 2021. Para cerca de 42% dos entrevistados, os resultados das buscas são determinantes para suas decisões. Além disso, 37% responderam que a pesquisa abre um leque de novas possibilidades e 21% afirmaram que já sabem o que procurar na web.

Google Travel: melhorias

Após apresentar novas ferramentas aos hoteleiros em março deste ano, as melhorias anunciadas pelo Google beneficiam todo o setor de viagens. Antes, os usuários podiam rastrear preços de passagens aéreas apenas em datas específicas. Agora, os alertas de tarifas mais baixas podem ficar ativos por até seis meses à frente.

E não é apenas o setor aéreo que ganha com as mudanças, mas também quem opta por viagens rodoviárias. Na ferramenta “Explorar”, os viajantes podem restringir a pesquisa a lugares dentro de algumas horas de distância de carro. Clicando nos destinos, o usuário tem acesso a informações sobre atrativos turísticos, preços médios de hotéis e dados meteorológicos mensais.

Com a nova função de “camadas de interesse”, os turistas podem filtrar entre os tipos de atividades no destino, como “jantar”, “compras” ou “passeios turísticos”. Para encontrar hospedagens, agora é possível pesquisar por proximidade a pontos de referência. Além disso, os usuários podem salvar locais de interesse, hotéis e aluguéis de temporada.

Sustentabilidade

Ainda segundo a pesquisa do Google, 74% dos consumidores brasileiros consideram a sustentabilidade ambiental como fator “muito importante”. “Valorizar a sustentabilidade durante as compras é um processo em desenvolvimento, é algo que está sendo levado cada vez mais em conta”, salienta Coelho.

Considerando essa crescente preocupação dos consumidores, a plataforma disponibiliza o termo “Ecologicamente correto” como uma das opções fáceis de filtragem para pesquisas por hospedagens e aluguéis de temporada.

(*) Crédito da foto: SoleynFeyssa/Unsplash