Após dois anos de crise sanitária, os novos padrões de consumo devem impulsionar a indústria de viagens de luxo, segundo levantamento realizado pela GlobalData. De acordo com a pesquisa, no período de retomada houve verdadeiro boom nos serviços de aviação e aquisições privadas de grandes vilas ou hotéis boutique, revela o Hospitality Net.

O estudo mostra que, à medida que os viajantes de luxo retomam viagens domésticas e internacionais após a pandemia de Covid-19, a busca por novas experiências deve aumentar consideravelmente em relação aos anos anteriores. Acompanhando esta tendência, grandes redes hoteleiras, como a Hyatt, planejam expandir seus portfólios no segmento.

“Com os viajantes determinados a compensar o tempo perdido, 2022 poderá ver um aumento nos orçamentos de férias para viajantes de luxo, com crescimento na demanda por aventuras”, afirma Hannah Free, analista de Viagens e Turismo da GlobalData.

Na pesquisa, 16% dos entrevistados responderam que seus orçamentos estão muito maiores em relação ao período pré-pandemia e 12% disseram que o crescimento não foi tão expressivo, mas ainda assim superior ao período anterior à crise sanitária.

Desafios do setor

Apesar da expectativa pelo avanço na indústria de luxo, os dados da pesquisa mostram que existe também uma grande fatia de consumidores que estão rejeitando demonstrações ostensivas de riqueza em favor do consumo discreto e responsável, dando mais atenção a questões como sustentabilidade como principal foco da experiência.

A GlobalData aponta que as marcas de luxo precisam estar atentas a essa tendência para garantir sua conexão o público que busca alternativas sustentáveis para as viagens.

“Embora o Covid-19 tenha mudado muitos aspectos das viagens de luxo, ainda existem várias características definidoras que diferenciam o setor do turismo de mercado de massa. Entre eles estão a hiper-personalização da experiência, exclusividade, serviços intuitivos e o sempre importante ‘toque humano’”, finaliza Hannah.

(*) Crédito da foto: Divulgação/IHG Hotels & Resorts