As flexibilizações das restrições de viagens por conta da pandemia já começam a mostrar seus efeitos positivos. De acordo com um levantamento realizado pela GlobalData, as menções de viagens corporativas por empresas de todos os setores aumentaram 4% em 2022 frente ao ano passado. O indicador sugere que as companhias estão retomando seus deslocamentos.

“As chamadas de Zoom foram bastante frequentes ao longo de 2020 e 2021 para vendas, marketing ou outras atividades. Um aumento nas menções de viagens de negócios por empresa aponta que companhias desejam restabelecer reuniões presenciais, apesar de ainda haver uma quantidade considerável de casos de Covid-19 em todo o mundo”, comenta Rinaldo Pereira, analista de Fundamentos de Negócios da GlobalData.

Este ano, mais de 1,5 mil empresas públicas debateram viagens corporativas. Desta forma, players do turismo estão otimistas com o retorno das companhias, pois a retomada do segmento ajudará a encurtar os prazos de recuperação da crise.

“As companhias aéreas aumentaram rapidamente seus horários de primavera/verão para 2022, pois os programas de vacinação mostraram um forte progresso em muitos mercados-chave para o setor de viagens, resultando no aumento da confiança nas reservas em 2021. No entanto, muitas empresas aéreas têm encontrado dificuldades para contratar, examinar e treinar novos funcionários para atender à demanda imprevista de voos internacionais de viajantes e agora estão tendo que cancelar centenas de voos”, complementa Ralph Hollister, analista de Viagens e Turismo da GlobalData.

Foco em geração de leads

De acordo com o estudo, empresas estão discutindo a geração de leads de vendas por meio de viagens de negócios, em busca de preencher as lacunas abertas nos anos anteriores. Em contrapartida, existem companhias que consideram cortes em viagens, como a Baidu, por exemplo.

Organizações de setores como serviços financeiros, varejo, construção e tecnologia se destacaram nas menções a viagens de negócios e se mostram otimistas para 2022. Dentre as empresas com perspectivas positivas estão PayPal, American Express, Microsoft e Vinci SA.

“Embora o otimismo em torno das viagens de negócios tenha crescido em 2022, também é importante notar que muitas empresas continuarão a oferecer opções de trabalho em casa para os funcionários e reduzir os orçamentos para viagens de negócios. Com as incertezas persistindo devido à pandemia em andamento, as empresas provavelmente considerarão as viagens de negócios apenas quando necessário”, acrescenta Pereira.

No Brasil, as viagens corporativas foram afetadas pelo aumento das passagens aéreas, que nos últimos oito meses subiram 14,25%, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo a Alagev (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), o segmento faturou R$ 7,8 bilhões em março.

(*) Crédito da foto: StelaDi/Pixabay