Enquanto os viajantes de alto padrão impulsionam a retomada do turismo de luxo e lideram uma possível demanda reprimida, os hotéis econômicos devem beneficiar o aumento de turistas mais sensíveis financeiramente. De acordo com um levantamento feito pela GlobalData, o preço é fator determinante para 47% dos consumidores na hora de escolher a acomodação.

Os dados são uma boa notícia para o mercado brasileiro, que tem sua maior oferta voltada a essa categoria de empreendimentos. Segundo Gus Garder, analista de viagens e turismo da GlobalData, operadores de hotéis econômicos estão bem posicionados para se beneficiar de um aumento de viajantes em busca de acomodações com preços acessíveis.

“Com muitos países ainda permitindo apenas viagens de ida para um punhado de países e feriados nacionais crescendo em alta no curto prazo, os preços das acomodações aumentaram. Pesquisa conduzida por grupo de consumidores revelou que as férias no Reino Unido foram 35% mais caras este ano do que no ano passado. Portanto, os viajantes estarão procurando uma pechincha em um mar de taxas inflacionadas”, pontua.

A pesquisa do consumidor da GlobalData (primeiro trimestre de 2021) mostrou que os viajantes são mais sensíveis aos preços do que antes da pandemia, o que não é surpreendente, visto que 87% dos entrevistados globais expressaram preocupação com sua posição financeira pessoal durante a pandemia.

“A pandemia colocou uma pressão considerável nas finanças dos viajantes. Apesar disso, a demanda por viagens ainda é alta e muitos estão procurando uma fuga na necessidade desesperada de uma mudança de cenário. Os viajantes estão mais propensos a negociar extras oferecidos em hotéis de média e alta escala por um padrão de serviço mais básico”, acrescenta Gardner.

GlobalData: benefícios e fidelidade

A mesma pesquisa da GlobalData mostrou que “prestígio e lealdade oferecidos” era o fator menos importante ao selecionar um hotel / acomodação. Muitos empreendimentos de luxo investiram no desenvolvimento de clientes fidelizados. No entanto, a pandemia causou uma mudança no sentimento do viajante que pode impactar esse tipo de aposta.

“O aperto financeiro da pandemia provavelmente empurrará os viajantes para opções de viagens de orçamento, renunciando aos benefícios de fidelidade no processo. Para neutralizar a mudança para alternativas de orçamento, os hotéis de média e alta escala devem concentrar seus esforços nas promoções de preços. Oferecer descontos adicionais para membros do programa de fidelidade, brindes ou upgrades grátis pode atrair aqueles que procuram tornar sua estadia mais confortável, apesar de um orçamento de viagens esgotado”, pontua o analista.

“À medida que as viagens começam a voltar, os viajantes pós-pandemia provavelmente terão fundos reduzidos e os hotéis econômicos serão beneficiados. Promoções de preços e incentivos podem ser uma estratégia crucial para hotéis de média e alta escala para neutralizar essa tendência, no entanto, os viajantes são mais propensos a serem influenciados pelo preço no período inicial de recuperação da viagem”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Unsplash