Com a proximidade das eleições, marcadas para outubro deste ano, partidos e pré-candidatos já começam a se movimentar. Até o momento, pelo menos nove ministros do governo de Jair Bolsonaro foram exonerados para concorrer a cargos públicos. Entre eles está Gilson Machado Neto, à frente da pasta de Turismo, que deixa o cargo para tentar uma vaga no Senado, segundo informado pela CNN Brasil.

Machado assumiu o ministério após a saída de Marcelo Álvaro Antônio, em dezembro de 2020. O até então presidente da Embratur (Agência de Promoção do Turismo Brasileiro no Exterior), presença constante nas lives de Bolsonaro, foi convidado para ocupar a liderança do Turismo até fevereiro de 2021, mas sua gestão se estendeu pro mais de um ano.

À frente da Embratur, Machado foi autor de declarações polêmicas sobre homossexuais, como quando disse que a comunidade LGBTQIA + estava tentando “impor sua sexualidade perante a maioria dos cristãos”, em uma transmissão via Facebook, em junho de 2020.

O agora ex-ministro do Turismo deixa a pasta para concorrer a senador pelo PL em Pernambuco. Mário Frias, secretário de Cultura, subordinado a Machado, também sairá para concorrer como deputado federal.

O substituto

Não demorou muito para o governo decidir quem será o sucessor de Machado no Ministério do Turismo. Carlos Brito, presidente da Embratur, assume o mandato hoje (31). Brito foi nomeado ao cargo na entidade em dezembro de 2020.

No início de março, Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo de São Paulo, anunciou sua pré-candidatura ao governo de Santa Catarina pelo PSDB.

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/MTur