Host-Hotel-Systems-logo-promo-1

Uma das chaves que a pandemia girou foi a importância do cuidado com o corpo e com a saúde mental. Pautado como uma das principais tendências da retomada hoteleira, o wellness ganhou um novo papel, não só como gerador de receitas, mas também como fator de peso na experiência de hospedagens. Com os spas em evidência, os empreendimentos passaram a demandar uma gestão especializada dos espaços.

Para aumentar a produtividade, reduzir custos e mitigar possíveis desperdícios, ferramentas específicas são uma alternativa para a automação de processos antes exequíveis de forma totalmente manual. Reforçando sua oferta de soluções integradas para o setor, a Host Hotel Systems adentra o universo do bem-estar com Host Wellness — software desenvolvido para a administração de spas.

“O wellness está sofrendo um rejuvenescimento de seu público-alvo. Hoje, estamos vivenciando um novo tipo de atividade e de branding de negócio, que parece estar cada vez mais atuando de forma independente”, pontua João Freitas, director of Growth and Partnerships da Host. “Existe um crescimento exponencial pela procura desses serviços, não apenas por conta da pandemia, mas pela demanda de clientes mais jovens e conectados”, continua.

Da administração ao atendimento

Ferramenta já consolidada fora do Brasil, o Host Wellness fornece a gestão completa dos spas. Assim como as demais soluções da Host, o software opera em formato web, sem a necessidade de download de aplicativos. Ideal para a organização de agendas, tratamentos e atividades, a plataforma pode ser integrada com o portfólio de produtos da empresa.

Dentre as funcionalidades da ferramenta estão: agenda de terapeutas, menus de tratamentos, tempo de atendimento, comissão dos profissionais, produtos utilizados, base de dados dos clientes para personalização, como possíveis alergias a determinados componentes, planning de reservas e integração com o PMS para débito automático na conta do cliente. Os horários de atendimento também podem ser feitos por meio do Host Digital Keypass ou pelo site do hotel.

wellness - joao freitas

Público está em processo de rejuvenescimento, avalia Freitas

“Trabalhamos com hotéis que já utilizavam o PMS e ferramentas de gestão de A&B. Entretanto, muitos deles ainda operavam os spas de forma manual. Dito isto, desenvolvemos uma ferramenta especializada, que tem oferecido uma série de vantagens e que levam em consideração as particularidades de cada empreendimento”, ressalta Freitas.

Do ponto de vista operacional, o Host Wellness permite um atendimento customizado, sem dados errôneos — muito comuns em gestões manuais. A ferramenta otimiza o tempo de agendamento, melhorando a performance dos profissionais e, consequentemente, a satisfação dos clientes.

“Falando em termos de gestão de salas, existe o impacto no uso de equipamentos, agenda das equipes e administração de tempo entre a limpeza do espaço e os atendimentos. O Host Wellness automatiza a operação, o que auxilia na economia de recursos e administração de pessoal”, exemplifica Renata Carreira, manager director da empresa para o Brasil.

Viés clínico

Quando falamos em wellness, o espectro vai muito além de apenas terapias em spas. Muitos meios de hospedagens trabalham o bem-estar com viés clínico — o que tange demandas mais específicas. Neste quesito, a Host desenvolveu um módulo da ferramenta voltado para tratamentos médicos.

A gestão termal também permite a integração com o restante do portfólio da empresa, mas traz algumas particularidades, como prontuário, horários de consulta entre outros dados relevantes para diagnósticos como peso, altura, histórico de doenças, etc.

“O termal é um dos módulos do Host Wellness, que além de personalizável permite a inserção de informações como alimentação, medicação, profissional responsável, entre outros indicadores necessários para esse tipo de atendimento”, complementa Renata.

Ambos os módulos podem ser adquiridos juntos ou separadamente. A ferramenta de wellness também não precisa estar atrelada ao PMS — o que permite que spas de fora do setor hoteleiro adotem a solução.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Host Hotel Systems