O ano é 2021, mas ainda é necessário discutir equidade de gênero. A pauta, inclusive, chegou a ser discutida em live promovida pelo Hotelier News em 2020. Com o crescimento das lideranças femininas e maior visibilidade no mercado, empresas começam a investir em equipes formadas por mulheres, como é o caso da Master Hotéis.

Assim como feito por uma pousada em Monte Verde (MG), a rede aposta em um time formado majoritariamente pelo sexo feminino. Com 75% dos cargos compostos por mulheres, a Master trouxe a mudança de forma natural, destacando principalmente a característica de uma gestão humana, com empatia e acolhimento.

Atuando à frente deste momento está Livia Trois, diretora geral do grupo. Ela reforça que a formação do time veio de maneira orgânica. “Por meio de características de cada setor e de cada liderança, da referência, para que a gente tenha um um time que se completa e acaba que as mulheres têm uma prevalência muito grande. Existe um um senso de urgência, com uma sensibilidade também muito avançada. Com isso, o time acabou sendo formado sem muita pretensão”, conta.

Em relação às vantagens de uma liderança feminina, a diretora destaca um time mais unido e motivado. “Essa liderança acaba identificando muito bem características de cada um e tentando extrair o melhor individualmente, sem gerar conflitos ou estresse excessivos. E um apoio maior, todos se ajudam e acabam buscando entregar projetos e resultados juntos e não se destacar somente. Não existe um ego mais aguçado, funciona tudo em equipe”, explica.

master hoteis - livia trois

Livia: formação das equipes aconteceu de forma natural

Master Hotéis e as mudanças no setor

Mesmo que com presença inferior à masculina, mulheres vêm se destacando na hotelaria. Uma pesquisa da Folha de S. Paulo apontou que entre 2003 e 2017, houve um aumento de quase 10% no setor, com destaque para cargos de liderança.

Entretanto, a mudança ainda caminha lentamente. “Na parte de serviço e hospitalidade, o atendimento é bastante feminino, mas na em cargos de gestão de análise estratégica, é totalmente masculino, são pouquíssimas as mulheres que estão no topo. Talvez inicie agora um movimento de mudança, mas é muito devagar”, prevê Livia.

Para que a transformação ocorra, o apoio de colegas do gênero masculino também auxilia na construção de um cenário menos desigual. “Formou-se um grupo unido e coeso. Afinal, muitos dos nossos colaboradores também querem um futuro mais inclusivo para suas filhas, sobrinhas e netas. Um futuro onde elas também poderão dominar seus mercados de trabalho em suas áreas de aptidão. E, com certa surpresa, já ouvi relatos dizendo que, depois de muitos anos, uma liderança feminina tem feito muita diferença. Isto é gratificante e mostra que estamos colhendo bons resultados deste investimento”, finaliza a diretora.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Master Hotéis