Empreender na hotelaria independente no Brasil demanda uma certa dose de coragem. A começar pela forte competição com grandes redes, o que muitas vezes redunda em forte dependência de terceiros na distribuição, certo? No caso do Fuso Concept Hotel, não é bem assim. O empreendimento, inaugurado em dezembro de 2020 e localizado entre as praias de Jurerê Internacional e do Forte, em Florianópolis, goza de uma estratégia focada em vendas diretas, atendimento voltado ao distanciamento social – importante nos dias de hoje – e independência para pensar no futuro do hotel, sem amarras às práticas do passado.

Com 95% das reservas realizadas diretamente no site do hotel, uma das questões centrais é não trabalhar com OTAs (Online Travel Agencies). Para Dlis Neto, gerente geral do empreendimento, a venda direta é uma forma do hóspede ter, desde o início, contato direto com a marca.

“As OTAs trazem visibilidade, mas, na minha opinião, praticam comissionamentos abusivos. Com o avanço da tecnologia e da internet, a indústria do turismo ganha cada vez mais intermediários e todos eles em busca de uma mesma comissão como fonte de receita – isso encarece o preço final do serviço e não gera valor para o cliente”, explica.

Ainda de acordo com o profissional, o caminho das vendas diretas foi adotado de forma consciente. Para combinar com sua estrutura de 13 bangalôs, o objetivo era ser exclusivo em todos os sentidos, incluindo no relacionamento comercial com quem procura o hotel boutique. Nos primeiros meses de operação, a divulgação do empreendimento ocorreu no Instagram, mostrando desde o início a “personalidade jovem” dos hóspedes.

Portanto, a ideia sempre foi simplificar ao máximo o contato com clientes, oferecendo pagamento antecipado das diárias e reduzindo o volume de trabalho da parte administrativa. Esqueça taxas de comissionamento, tarifas-acordo, gerenciamento de canais, contratos e atendimento telefônico.

Fuso Concept Hotel: dados gerais

A propriedade nasceu no olho do furacão. Até mesmo por isso, Neto afirma que foi mais fácil desenvolver e aplicar protocolos, além da adaptação rápida às dificuldades impostas pela Covid-19. “Nossa estrutura favorece o cuidado individualizado, o distanciamento e a exclusividade. É um desafio diário, mas nos certificamos em implementar métodos operacionais de limpeza e sanitização de todas as áreas sociais e de serviço”, completa o gerente geral.

Com a ideia de personalidade jovem sempre em mente, Neto traça o perfil dos hóspedes do Fuso como “adultos que buscam exclusividade, experiências e boa gastronomia”. Em dois meses de operação, a ocupação ficou acima de 70%, contabilizando hóspedes de São Paulo em sua maioria, seguido de Santa Catarina e Florianópolis. Mineiros também correram por fora nesse aspecto.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Fuso Hotel