Antes voltada para micro e pequenas empresas, o Fungetur (Fundo Geral do Turismo), linha de crédito para a crise gerada pela pandemia, agora se aplica também à médias e grandes companhias do turismo. A decisão foi anunciada nesta semana pela Caixa Econômica Federal, uma das instituições credenciadas junto ao fundo. O faturamento mínimo para iniciar a negociação era de R$ 4,8 milhões.

No total, o montante disponibilizado pelo MTur (Ministério do Turismo) à Caixa é de R$ 1,2 bilhão, que pode ser aplicado em contratações de capital de giro. Além disso, é necessário ter cadastro no Cadastur para acessar o benefício.

“Essa mudança mostra com os micro e pequenos empresários, que contribuem para o fortalecimento do nosso setor e que serão fundamentais para a retomada das atividades e para a recuperação econômica do nosso país”, comenta Gilson Machado Neto, ministro do Turismo.

Fungetur: retrospecto

Entre 2020 e 2021, os recursos foram utilizados por 3.474 mil empresas, espalhadas por 562 municípios de 15 estados. Foram 3.561 mil contratos assinados, número 7.620% maior em relação a 2018 (45) e 1.486% superior na comparação com 2019 (219).

Desde o ano passado, 93,75% dos recursos foram destinados MEI’s (microempreendedores individuais) e micro, pequenas e médias empresas. Segundo o Governo Federal, 85% das operações do Fungetur este ano tiveram a finalidade de capital de giro.

(*) Crédito da foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil