(foto: arquivo HN/Priscilla Haikal)

Um grupo de voluntários pertencentes à organização House of Indians, que trabalha com ecoturismo, está realizando investimentos sociais em aldeias indígenas acreanas, com o objetivo de fomentar o turismo na região.

Entre as ações que estão sendo implementadas com a aprovação do governo do Estado, está um sistema de água que atinge quatro aldeias do Acre e consiste em purificadores e distribuidores que geram água potável a partir da captação dos rios.

De acordo com Rachel Moreira, os investimentos do grupo são um reflexo de um turismo específico que cresce no Acre, principalmente aos olhos europeus.

“Desde a retomada e valorização da cultura indígena no começo dos anos 2000 e a consolidação dos festivais, europeus vêm ao Acre e agora eles têm feito investimentos próprios para atrair mais turistas, principalmente idosos”, conta Rachel.

De acordo com a organização, um sistema de iluminação sensorial e identificação de espaços será instalado nas aldeias.

O governo do Estado, por meio da Assessoria de Povos Indígenas e da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), também estuda o impacto sociocultural de todas as intervenções nas aldeias, para que tudo seja feito conforme a cultura local.

Serviço
www.ac.gov.br