A Fundação 25 de Janeiro, nascida em 1983 com o intuito de fomentar o turismo no estado de São Paulo, completa 38 anos hoje (11). A entidade, composta pelas marcas SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) e Visite São Paulo, celebra a data com ar de renovação, com o slogan “Estamos apenas recomeçando”, em alusão à retomada do setor após as restrições impostas pela pandemia.

Em comunicado assinado por Orlando de Souza, presidente do Conselho Curador; Raul Sulzbacher, presidente do Conselho de Administração; e Toni Sando, presidente executivo, a Fundação, que elegeu sua nova diretoria do em março deste ano, destaca sua atuação frente aos desafios da pandemia e da retomada, ressaltando que foram quase dois anos atípicos para o setor, que fomentaram diálogo constante com associações, entidades de classe e poderes municipal, estadual e federal, a fim de garantir a sobrevivência de empresas, manutenção de empregos, flexibilização das relações trabalhistas, acesso a crédito, isenção de taxas, entre outras iniciativas.

Neste cenário, é destacada também a importância do Room Tax, contribuição facultativa paga pelos hóspedes por diária nos hotéis associados.

Fundação 25 de Janeiro: ações

Na primeira fase da retomada, ainda durante 2020, a Fundação produziu filmes na matriz “São Paulo Pra Todos”, com o objetivo de divulgar protocolos da aviação, meios de hospedagem, bares, restaurantes e espaços de eventos. A ação teve apoio da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. No mesmo ano, foi viabilizado o 1º Expo Fórum Visite SP, evento híbrido com o intuito de promover o destino.

Neste ano, a entidade atuou durante toda a segunda onda, buscando oportunidades com resultados importantes a curto, médio e longo prazo. Em conjunto com o RioCVB (Rio Convention Visiotors & Bureau) e Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), criou a ação Primavera-Verão Rio-SP em setembro, visando promover o turismo nos dois estados.

Para o dia 16 de novembro, está prevista a segunda edição do Expo Fórum Visite SP, agora chamado de Fórum Band News Visite São Paulo.

“Um horizonte se abre à frente. Por isso, renovamos nosso compromisso de atuar com os membros dos Conselhos, com a equipe de profissionais e com todos os associados, razão da nossa existência, com muita responsabilidade para enfrentar os novos desafios e prosperar frente às oportunidades. São Paulo é tudo de bom, comemorar 38 anos também”, diz o comunicado.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Fundação 25 de Janeiro