Em 11 de novembro de 1983 nascia a Fundação 25 de Janeiro com o objetivo de fomentar o turismo, viagens, eventos e comércio no estado de São Paulo. Hoje (11), celebrando 37 anos de sua criação, a entidade composta pelas marcas SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) e Visite São Paulo, foca seus esforços na retomada e sobrevivência do setor.

Em comunicado de comemoração assinado por Orlando Souza, presidente do Conselho Curador; Raul Sulzbacher, presidente do Conselho de Administração e Toni Sando, presidente executivo, a Fundação reforça seu compromisso com o segmento. “Agora, em 2020, frente aos desafios da pandemia, a Fundação 25 de Janeiro mais uma vez demonstra sua força institucional com diálogo diário com associações, entidades de classe e poderes municipal, estadual e federal, fortalecendo pleitos que garantiram a sobrevivência de empresas, manutenção de empregos, flexibilização das relações trabalhistas, acesso a crédito, isenções de taxas, entre outros”, diz a carta.

A entidade ainda destaca a importância do Room Tax, contribuição facultativa paga pelos hóspedes por diária em hotéis associados, garantindo assim a “manutenção das ações e geração de novas oportunidades, assim como a mensalidade dos associados nos mais de 40 segmentos da cadeia produtiva de turismo, eventos e viagens”.

Fundação 25 de Janeiro: ações

Ao longo dos últimos meses, as marcas que integram o guarda-chuva da Fundação promoveram e participaram de iniciativas em prol da recuperação do setor. Na retomada, foram produzidos filmes para o programa São Paulo Para Todos, com foco na divulgação dos protocolos de aviação, meios de hospedagens, bares, restaurantes e espaços para eventos.

Em setembro, a Unedestinos, representada pelo SPCVB, passou a integrar a Alianza Sudamérica, coalizão de Conventions Bureaux dos principais destinos corporativos da América do Sul que se uniram para promover as capitais como sede de ações, além de alinhar protocolos sanitários.

No dia 4 de novembro, o SPCVB em parceria com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e Setur-SP (Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo) realizou a primeira edição do Expo Forum Visit SP. O evento híbrido, sediado no Sheraton WTC São Paulo, trouxe conteúdos institucionais, promocionais e uma feira física de divulgação de destinos paulistas. A ação ainda contou com uma plataforma virtual para compra de pacotes e experiências de turismo a curta distância no estado.

(*) Crédito da capa: Pixabay