Internado aproximadamente há um mês no Hospital Sírio Libanês com complicações da Covid-19, o empresário Fumio Horii, de 87 anos, faleceu na noite de ontem (16). O dono do Lakeside Paradise, pertence ao portfólio do Club Med, nasceu no Japão e constituiu família e negócios em Mogi das Cruzes (SP). O corpo está sendo velado no templo budista Hompa Hongwanji desde às 11h.

Fumio Horii construiu do zero o antigo Paradise Golf and Lake Resort, no distrito de Jundiapeba. O empreendimento já foi comandado pela Blue Tree Hotels, da empresária Chieko Aoki, e exercia grande influência na hotelaria da região. É uma das principais opções, por exemplo, quando o assunto são grandes eventos sociais ou convenções empresariais. No entanto, em tempos de pandemia, as restrições têm afetado a performance do empreendimento.

Além da hotelaria, Horii atuava nos setores de mineração e imobiliário. Horii ficou conhecido como “Rei do Caulim” quando, ao furar um poço para uma casa construída, encontrou o mineral. À época, o caulim era utilizado para branquear o papel e, por isso, tinha um valor de mercado muito alto.

Club Med sobre Fumio Horii

Em nota de pesar oficial, Janyck Daudet, CEO do Club Med para América Latina, expressou condolências à família do parceiro comercial e relembrou as conquistas do empresário nipo-brasileiro.

“É com pesar que eu, e toda a equipe do Club Med, recebemos a notícia do falecimento do Sr. Fumio Horii, que tanto contribuiu para o desenvolvimento da região de Mogi das Cruzes e para o sucesso da instalação do Club Med Lake Paradise, em 2016, em seu empreendimento. Um verdadeiro oásis à beira do lago da represa Taiaçupeba.

Tive o prazer de criar uma relação de amizade e admiração com o Sr. Horii, de proximidade com sua família, na qual pude testemunhar o seu espírito pioneiro e empreendedor, ligado às causas sociais e ambientais. Deixo expresso todo o meu carinho e sentimentos à família.

Obrigado, Sr. Horii, pela amizade, contribuições e pelo legado”.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Arquivo O Diário