Localizado em Cardoso (SP), o Eco Resort Foz do Marinheiro tem trazido práticas sustentáveis para sua operação com cada vez mais frequência. Recentemente, o empreendimento investiu R$ 1,2 milhão na instalação de placas de energia solar, com o intuito de diminuir os impactos ao meio ambiente, iniciativa adotada também por outros hotéis brasileiros.

Para atendimento total da propriedade, foram necessários 452 módulos fotovoltaicos. A instalação foi iniciada em setembro do ano passado, com 66 módulos, representando 12% do consumo total do hotel. “Me sinto muito realizada com esta conquista para o hotel e para o meio ambiente”, comenta Valéria Foz, proprietária do empreendimento.

“Na segunda etapa da instalação, finalizada agora em maio, foi montado um sistema com 386 módulos, com o objetivo de tornar o hotel autossuficiente em sua produção. Hoje, ele produz 108,7% de sua energia, e ainda tem uma boa reserva”, afirma Carlos Eduardo Morettin Bereta, engenheiro eletricista responsável pela obra.

Resultados

Com todas as placas instaladas, a usina fotovoltaica começou a produzir com força total e, a partir de então, o Foz do Marinheiro já colhe os resultados da iniciativa.

“A energia gerada por meio dos painéis solares equivale à redução da emissão de mais de 31 toneladas de gás carbônico. Além disso, a quantidade de energia gerada pelo sol no hotel também corresponde ao plantio de mais de 1,7 mil árvores”, finaliza Bereta.