A tendência crescente de melhora do turismo vem se confirmando em Foz do Iguaçu. O destino paranaense, que registrou bons índices de ocupação nos últimos dois feriados, espera superar os números na comemoração de Finados, dia 2 de novembro. Este, que é o último feriado nacional antes do Natal, deve ser impulsionado por demandas locais.

Foz do Iguaçu iniciou sua retomada definitiva em agosto, com a abertura de atrativos como o Parque Nacional do Iguaçu, berço das famosas cataratas. Outro ponto positivo é a certificação contra Covid-19 concedida ao aeroporto do destino pelo Sebrae-PR, Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos.

Para o feriado de Finados, a expectativa de ocupação da rede hoteleira será de 54,7%, o que traz otimismo ao setor que nos dois feriados anteriores registrou ocupação de 30 % (Independência) e 38,7% (Nossa Senhora Aparecida).

Foz do Iguaçu: expectativas

O tradicional Rafain Palace Hotel & Convention atingiu 95,6% de ocupação em 12 de outubro e deve lotar seus 270 apartamentos este final de semana. É o que revela Thiago Gonçalves, gerente de Vendas e Lazer do empreendimento. “A partir deste sábado estamos com 100% de nossas habitações comercializadas. Na segunda (26), vendemos as últimas unidades”.

Segundo o gerente, em outubro o hotel ainda estava em processo de finalização do retrofit de seus apartamentos e não operou com capacidade total. “Lotamos em outubro, mas trabalhamos com menos quartos por conta da reforma, com 190 UHs disponíveis. Agora, vamos receber nossos hóspedes com apartamentos totalmente modernizados”.

Entre os principais emissores de hóspedes do Rafain estão cidades como Cascavel (PR) e Toledo (PR), além de turistas vindos de São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. “O que vimos no feriado de outubro está se repetindo. Aproximadamente 70% dos clientes são regionais”, reforça Gonçalves.

O empreendimento não alterou seu tarifário para a data, mantendo os preços planejados ao final de 2019. Para os hóspedes, são ofertados pacotes com café da manhã ou meia pensão. “Cerca de 70% dos clientes optaram pelo café da manhã para ter mais liberdade de conhecer Foz durante o dia e fazer os passeios”.

Já o Mabu Hotéis & Resorts também aponta um feriado promissor. A rede já prevê 90% de ocupação no período para suas unidades no destino. “Acredito que essa seja uma realidade dos resorts. Hotéis pequenos estão na casa dos 60%. Nossa equipe de vendas dá show”, comemora Luciano Motta, diretor de Vendas da marca.

Motta ressalta comenta que desde setembro os finais de semana estão lotados. “Para o Réveillon, já estamos com 70% comercializado. Estamos indo bem, mas existem muitos desafios ainda”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Zig Koch/MTur