Four Seasons Hotel George V - Simone Zanoni

Após a renovação completa do spa, o Four Seasons Hotel George V tem outra novidade para o mercado. O hotel parisiense anunciou a criação de uma horta com base na agricultura racional e social, sem uso de defensivos agrícolas. A espaço vai abastecer os três restaurantes com estrela Michelin do empreendimento: Le Cinq (três estrelas), Le George (uma) e Orangerie (uma).

A iniciativa é feita em parceria com agricultores Departamento de Yvelines, nas proximidades de Versalhes. Nos 1,8 mil metros quadrados de terreno postos à disposição do hotel são cultivados diferentes produtos, sempre com uma abordagem respeitadora das estações. Esse modelo também tem um rendimento ponderado, o que leva a taxa carbono reduzida.

Pelo Four Seasons Hotel George V, que integra o portfólio da Four Seasons Hotel and Resorts, está à frente do projeto o chef do hotel, o italiano Simone Zanoni. "Quando se abre a via da excelência, é necessário imaginar a gastronomia de amanhã. E esta última só evoluirá por meio de uma responsabilidade ambiental exemplar”, diz Zanoni. “Não sou perfeito, mas estou convencido de que, se cada um de nós der sua contribuição, poderemos ter um impacto real nas gerações futuras”, completa.

Four Seasons Hotel George V: horta

Além disso, foi feita uma parceria com a startup parisiense Les Alchimistes. A empresa coleta e transforma os resíduos orgânicos dos restaurantes do hotel em compostagem, que é posteriormente usado no solo da horta.  

"Durante mais de 10 anos, nenhum produto químico veio perturbar a evolução das plantas ou dos animais aqui. Gestão diferenciada, ecopastagem e agricultura biodinâmica. Os jardineiros souberam fazer evoluir o seu modo de gestão e, desde abril de 2016, a produção de frutos e produtos hortícolas é fabulosa", comenta Mickaël Duval, responsável pelo Departamento de Yvelines, que comanda uma equipa de 20 pessoas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Four Seasons Hotel George V