fórum panrotas kathy morganAmericana apontou benefícios da plataforma criada pela Iata

O primeiro dia do Fórum Panrotas recebeu Kathy Morgan, vice-presidente da Sabre, na palestra "NDC: a transformação na distribuição aérea e experiência do viajante". Para a executiva, o mercado observará um sistema de distribuição híbrido nos próximos anos. As companhias estão aos poucos adotando o NDC (New Distribution Capability), mas ainda não deixarão de lado o GDS (Global Distribution System).

A plataforma, desenvolvida pela Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos), visa otimizar a distribuição de produtos das companhias aéreas. Por meio dela, é possível às empresas oferecerem serviços auxiliares – como alimentos inclusos e espaço de assento ao consumidor final – por meio de agentes, não apenas em seus próprios sites. 

Fórum Panrotas: NDC mitos e verdades

Ao longo da apresentação, Kathy discorreu sobre mitos que englobam a plataforma de distribuição. Para começar, ela afirmou que o NDC não é um modelo comercial, mas, na verdade, um acumulador de conteúdo. 

"O NDC não é um novo modelo de fazer negócios. Ele simplesmente agrega os produtos já oferecidos pelas companhias aéreas e distribui para as agências, com uma maior gama de opções e variantes", comentou a executiva do Sabre. 

Outra informação equivocada é que a plataforma acabaria com o GDS. Sobre isso, Kathy tranquiliza a plateia. "O NDC permite às agências ter acesso a produtos mais variados, com diferente tarifação, focando na experiência do cliente final, e isso é ótimo. Isso requer algoritmo avançado e nem toda companhia está preparada para isso. Então, por enquanto, grande variedade de ofertas estão fora da plataforma, por isso o GDS tem que continuar", finalizou. 

O Fórum Panrotas seguiu para o coffe break antes de continuar com a programação do primeiro dia. A 17ª edição é realizado no Centro de Convenções FecomercioSP, na capital paulista.

(*) Crédito da foto: Juliana Stern/Hotelier News