Foi encerrada a pouco a Assembleia Ordinária do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), que definiu os nomes do Conselho Administrativo para o próximo triênio. Para os anos de 2021 a 2024, quem comandará a gestão será Eduardo Giestas, CEO da Atlantica Hotels, substituto de Alexandre Gehlen, diretor geral da Intercity Hotéis.

Em coletiva de imprensa, Orlando Souza, presidente executivo da entidade, fez o anúncio dos profissionais que farão parte da diretoria, além de falar sobre a retomada do setor corporativo. “A hotelaria de negócios só vai voltar com processos de vacinação consistentes. Não basta termos uma retomada singela, mas sim que as empresas se sintam seguras para colocar seus quadros para viajar novamente. Essa é a chave para a virada do nosso negócio”, iniciou.

Com a palavra, o novo presidente do Conselho Administrativo ressaltou o legado de Gehlen e reforçou pontos de atenção para sua gestão. “O meu papel e minha intenção como presidente neste triênio é dar total continuidade ao trabalho que vinha sendo conduzido. Existe uma pauta móvel que atende as demandas do momento. A que assumo é dar seguimento aos temas que vêm sendo discutidos. Temos um modelo de governança com um presidente executivo que nos dá tranquilidade na questão da continuidade”.

Giestas ainda destacou a relação da entidade com seus associados e a importância do turismo ser entendido como uma cadeia complexa. “Temos desafios constantes em relação ao papel do FOHB. Isso ficou evidente com a crise que nosso setor vem enfrentando. O turismo é complexo e precisa ser entendido como tal e é uma bandeira que sempre abraçamos, ainda mais agora, neste momento conturbado e volátil”.

FOHB - orlando souza

                     Souza anunciou o novo Conselho Administrativo da entidade

Além da pandemia, os principais pleitos que serão relevantes ao FOHB são: reforma tributária, tributação de dividendos e o alinhamento junto a outras entidades para a retomada do turismo, dando sequência ao trabalho iniciado pelo G20 no ano passado.

“Precisamos estar unidos e próximos para entender a segunda onda, que pode ser ainda mais drástica que a primeira. Estamos mais competentes em lidar com a situação e é importante que o FOHB mantenha o trade unido para orientar as redes e nos representar em discussões”, complementa Giestas.

Ao se despedir do cargo, o diretor da Intercity agradeceu pelos anos à frente do Conselho e relembrou feitos importantes durante a pandemia, como a criação de protocolos de segurança e higiene. “Foram três anos de muito trabalho, mas este último testou o limite do FOHB a respeito do que era possível ser feito nos representando junto aos setores governamentais. Se tem um grande feito da pandemia é essa agregação que houve entre as entidades que representam a hotelaria brasileira, e como associados estamos muito felizes, pois conseguimos trabalhar as MPs e estarmos presentes nesse contexto”.

FOHB - alexandre gehlen

                         Gehlen se despediu do cargo de presidente do Conselho Administrativo

FOHB: membros do Conselho

Além de Giestas, outros seis executivos foram nomeados para ocupar os cargos de vice-presidentes para o próximo triênio. São eles: Elayne Alves (Bristol Hotéis & Resorts); Manuel Gama (Travel Inn); Otto Sarkis (Hplus Hotelaria); Antonio Dias (Royal Palm Plaza); Paulo Mélega (Atrio Hotel Management) e Thomas Dubaere (Accor).

(*) Crédito das imagens: reprodução da internet