Enquanto o número de empreendimentos com abertura prevista para 2021 cresce, quatro capitais já estão com 100% de sua oferta em operação. Recife, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília lideram o ranking das principais cidades analisadas pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) com maior índice de hotéis em atividade.

Os dados foram apresentados pelo relatório semanal Oferta de Disponibilidade Hoteleira desenvolvido pela entidade. O período analisado é referente a 26 de outubro e 1º de novembro. O estudo foi realizado com 64 redes, 876 hotéis, 141.770 UHs em 25 estados e 206 municípios.

O destaque essa semana se mantém nas aberturas em 2021 que apontou alta para 53,6%, assim como novembro (24,6%) e sem previsão (14,6%). Dezembro apresenta queda em seu percentual (7,2%).

fohb - oferta hoteleira - gráfico

FOHB: principais praças

As regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste mantiveram seus percentuais: 6%, 9% e 11% respectivamente. Nordeste e Sul tiveram queda para 4%. Esta semana, das doze cidades, apenas Rio de Janeiro apresenta mais de 20% dos hotéis fechados.

Nas categorias Econômico e Midscale houve queda para 9% de hotéis com atividades paralisadas, enquanto empreendimentos Upscale também permanecem com 9%.

fohb - oferta hoteleira - ranking

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito dos infográficos: Divulgação/FOHB