Durante a pandemia, muitos guardaram dinheiro para viajar nas férias de julho, em especial aqueles que moram no hemisfério norte. Contudo, a alta dos preços em todo o mundo reduziu bastante o orçamento acumulado, afetando os planos de muitos turistas, incluindo os brasileiros. Segundo divulgado pela Glamour Magazine, o cenário gerou uma nova tendência está ganhando força, o Flex Travel, que consiste em estar aberto a diferentes destinos e períodos para poupar dinheiro.

Como prova disso, na plataforma de viagens Skyscanner, o destino Everywhere (qualquer lugar) do motor de pesquisa é mais procurado por viajantes do Reino Unido. Isso revela que os turistas estão dispostos a conhecer lugares diferentes para encontrar as melhores ofertas de voos e hotéis, em vez de ter um local específico definido.

“No passado, ser um viajante flexível significava voar em momentos antissociais ou de um aeroporto diferente para conseguir um bom preço. Mas, na última década, vimos uma mudança sísmica para reservas mais espontâneas e de última hora”, explica Naomi Hahn, analista de Tendências de Viagens do Skyscanner.

Pesquisa: flexibilidade e preço

Uma pesquisa realizada pelo One Poll revelou que 45% dos entrevistados do Reino Unido dizem que não têm necessariamente um destino específico em mente para sua viagem quando iniciam o planejamento. Não só isso, como 50% deles são totalmente flexíveis quando se trata de onde e quando viajam.

“O efeito da pandemia e as restrições de viagem em constante evolução continuaram a acelerar essa mudança, com o Flex travel se tornando uma nova norma de viagem”, afirma Naomi. “Em 2021, vimos alguns destinos surpreendentes aumentarem em popularidade à medida que as restrições foram retiradas. Manter as opções abertas é uma tendência que esperamos continuar além das considerações de pandemia e que devem desempenhar um papel importante no verão de 2022″, complementa.

Ainda segundo o estudo, um em cada três participantes afirmam que o custo foi um dos fatores mais importantes ao reservar uma viagem internacional. Isso não vale apenas para britânicos, visto que é um fenômeno global. Portanto, não é de se surpreender que a ferramenta Everywhere, que permite economizar dinheiro dispondo de centenas de opções de destinos, se tornou a mais utilizada na plataforma.

(*) Crédito da foto: langll/Pixabay