A virada do mês é sempre marcada por novos episódios do Hotel Connection, programa mensal de entrevistas do Hotelier News. Dessa vez, em junho, a hóspede é Flávia Lorenzetti, Head of Growth da Selina no Brasil, que foi sabatinada por Ricardo Mader, managing director da JLL, e Ricardo Roman Jr, presidente da ABIH-SP. Nosso editor-chefe, Vinicius Medeiros mediou o bate-papo.

Criada em 2015, no Panamá, a Selina foi fundada por dois sócios oriundos do mercado imobiliário, especificamente do segmento residencial. “Depois ele criou o conceito do Selina e abriu o primeiro hotel também no Panamá. E, mesmo lá atrás, já pensava no trabalho do futuro, com flexibilidade e apostando no nomadismo digital”, conta Flávia. A expansão mais parruda veio após três séries de investimento e, na última, finalmente a rede chegou ao Brasil.

Atualmente, a Selina conta com 68 operações espalhadas por Américas e Europa. No Brasil, são seis unidades: Paraty (RJ), Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro, que têm dois hotéis cada uma. “A expansão para a Ásia, por exemplo, está no nosso pipeline”, revela Flávia.

Hotel Connection e Flávia Lorenzetti

Conceito, expansão, efeitos da pandemia… esses e outros assuntos foram pauta da entrevista. Agora, o que muitos hoteleiros querem saber sobre a Selina tem relação com o modelo de negócio. Em todos os mercados que atua, a rede panamenha firma contratos de arrendamento com proprietários de imóveis. E, diante dos efeitos da Covid-19, essa opção – que aumenta o risco da empresa – se mostrou resiliente? Mais ainda, será mantido?

“Vamos continuar (com esse modelo). Somos, de fato, uma empresa asset light“, revela Flávia. Ela contou que, em função da pandemia, a rede implementou vários ajustes para reduzir custos, o que, associado com o bom relacionamento com os parceiros, permitiu que a Selina atravessasse a crise com um pouco mais de tranquilidade.

“Obviamente que ninugém quer ficar com o imóvel sem nenhum rendimento. Então, quando a pandemia chegou, falamos com os proprietários e muitos deles nos ajudaram, entenderam o momento e estamos passando essa juntos”, comenta. “Lá na frente, vamos fazer um compartilhamento de receita ou alguma coisa desse tipo, mas sempre buscando uma relação ganha-ganha. É isso que ajuda a explicar o sucesso do Selina nesse modelo. Então, nenhum arrependimento”, completa.

Abaixo é possível assistir ao programa completo. Aproveitamos para convidar os leitores para seguirem nosso canal no YouTube, darem um joinha e clicarem no sininho para receberem notificações. Por fim, para ficarem por dentro de tudo que acontece na hotelaria nacional e global, recomendamos que curtam nossos perfis no LinkedIn, Facebook e Instagram.

(*) Crédito da foto: Hotelier News