* De Olinda, Pernambuco

Por Marília Gilka, especialmente para o Hotelier News

FHAN 2021: Henrique Michel encerra o segundo dia

Especialista aponta gastronomia como diferencial competitivo nos hotéis

Fechando o segundo dia do FHAN 2021 (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste), Henrique Michel, sócio fundador da Simple Planejamento e Gestão  aborda o tema Tendências da Gastronomia nos Hotéis. Com vasta experiência nos ramos de hotel e gastrô, Michel é mestre em Estratégia pela Fundação Cabral, foi hoteleiro entre 2002 e 2013 e chef de cozinha por 21 anos. O especialista reforça a importância do alimento nas estratégias do setor, sobretudo no período atual.

Como exemplo desta tendência, o Fazzenda Park Hotel, de Gaspar (SC), tem investido em experiências gastronômicas para garantir bons resultados.

“O faturamento do setor de Alimentos & Bebidas fora do lar caiu cerca de R$ 40 bilhões durante o período de pandemia,” declara. No entanto, o profissional reforça que, nesse momento de retomada, os hotéis têm uma oportunidade muito interessante para conquistar as pessoas que ainda possuem receio de sair para se alimentar. “O room service atende bem essas pessoas,” afirma Michel.

Segundo Michel, em termos de alimentação, existe uma projeção de que só em 2025 se volte ao patamar de 2019 em números de faturamento. “Basta saber se o restaurante vai ser peso ou motor nesse processo, se a alimentação vai afundar ou empurrar a receita do hotel,” revela.

A recuperação desigual entre os empreendimentos é efeito da pandemia, de acordo com o especialista. “A base de comparação do cliente e a exigência aumentaram”, reforça.

Sobre as expectativas para 2022, Michel aponta tempos difíceis devido, entre outros fatores, à inflação. “O que se viu foi muito hoteleiro sobreviver durante a pandemia para morrer depois dela”, conta.

Ele alerta também que quem não aprendeu durante essa crise não deverá conseguir se sustentar. “O que se vê é um grande número de empresas com estruturas semelhantes oferecendo produtos a preços semelhantes, aumentando o nível de rivalidade entre os concorrentes”, completa.

FHAN 2021 - Palestra_Henrique_Michel

Para Michel, segmento de A&B tem papel fundamental na retomada

O aumento expressivo do e-commerce e delivery – inclusive com entrega por drone em um futuro próximo – foram frisados como peças fundamentais a se levar em consideração. Entre as tendências em alimentação, destaca os quesitos sustentabilidade, qualidade, comida saudável e “a comida além do alimento”. Além disso, Michel destaca o uso de alimentos funcionais, comidas baseadas em vegetais, incrementado pelo movimento do vegetarianismo e veganismo que vem se evidenciando. “Espera-se um crescimento muito expressivo nesse segmento”, revela.

A humanização do atendimento e investir nos detalhes, para o palestrante, são pontos cruciais para os hoteleiros. “A qualidade e variedade dos alimentos oferecidos nos restaurantes, inclusive no café da manhã, podem fazer a diferença no seu hotel”, enfatiza. “O hóspede procura uma experiência local, então se deve valorizar os ingredientes e receitas regionais”, conclui.


FHAN 2021: uso de tecnologia é abordado por Sebastian Barrionuevo

Segunda palestra de hoje (4) destaca inovações no setor hoteleiro

Sebastian Barrionuevo, vice-presidente da ASSA ABLOY Hospitality na América Latina e Caribe, continuou a programação da FHAN 2021 com o tema Check-in Digital e outras formas de potencializar o atendimento. O especialista destacou as constantes mudanças no setor e afirma categoricamente que, na hospitalidade, só o hóspede deve ficar na zona de conforto.

Barrionuevo citou o início da utilização da fechadura eletrônica nos hotéis como questão de segurança por uma necessidade criada pelos hóspedes. “O foco deve ser sempre no cliente e na jornada dele”, reforça em concordância aos palestrantes anteriores. A personalização dos serviços e o uso da tecnologia também foram apontados como essenciais no atendimento.

“Não adianta tratar um hóspede habitué como um novato, ele quer que o quarto esteja preparado do jeito como ele prefere, com a temperatura que ele usou da última vez, com a playlist que ele gosta e com a programação definida. Tudo isso já é uma realidade em alguns empreendimentos”, relata.

“Para os viajantes frequentes, quanto tempo não se usa o check in tradicional no aeroporto para fazer o procedimento na companhia aérea?”, questiona. “Há quanto tempo você não fica na esquina esperando um táxi passar?”, continua o VP da ASSA ABLOY.

A reflexão é usada para normalizar alguns hábitos que as empresas não imaginavam que poderiam se tornar uma realidade usual. O rastreamento de bagagem, uso de chip na bandeja de room service, no crachá dos colaboradores e o pagamento eletrônico são algumas das soluções tecnológicas apontadas como forma de utilização da inovação como um meio facilitador para os hoteleiros.

FHAN 2021 - Palestra_Sebastian_Barrionuevo

Barrionuevo apresenta reflexões sobre operações hoteleiras

“O que tenho feito no meu hotel hoje é o que meu cliente espera ou é o que tem sido feito há anos?”, reflete. “O que eu posso usar da tecnologia para mudar que vai ajudar na experiência do meu hóspede?”, continua.

Conhecer bem o cliente e usar bem os dados, de acordo com Barrionuevo, ainda é a melhor aliado para o sucesso. “O uso de cartão pelo celular é uma novidade que pode não agradar a todos os públicos, mas é importante oferecer essa opção também”, conclui.


Palestrantes discutem desafios na retomada da hotelaria

Na ocasião, foram apresentadas estratégias para aprimorar o atendimento ao cliente

Dando continuidade ao ciclo de palestras da terceira edição do FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste) que segue até amanhã (5) no Centro de Convenções de Pernambuco, dentro da programação especial da HFN (Hotel & Food Nordeste), temos Jeferson Munhoz, sócio-diretor da Escola para Resultados e da Hotel Care, e Daniel Mourão, CEO da BBro Comunicação, na primeira palestra do segundo dia de feira.

Os Novos Desafios de Marketing e Vendas é o primeiro tema em discussão. Em seguida, Sebastian Barrionuevo, vice-presidente da ASSA ABLOY Hospitality, disserta sobre Check-in Digital e outras formas de potencializar o atendimento, enquanto Henrique Michel, sócio fundador da Simple Planejamento e Gestão, encerra o dia com o tema Tendências da Gastronomia nos hotéis.

Com 20 anos trabalhando com Marketing & Vendas, Mourão ressalta o papel da tecnologia na rotina. Facilidades como o uso de smartphones, Uber e consultas médicas remotas são alguns dos exemplos citados como melhorias implantadas na atualidade para facilitar o dia a dia. “Os novos hábitos dos consumidores requerem novas estratégias e ações para conseguir melhores resultados e com uma verba justa”, afirma.

“O foco não é mais no cliente, você precisa conhecer bem os hábitos dele”, ressalta. Segundo Mourão, o segredo para atingir de forma certa o consumidor é automação. “Através de uma boa agência, um especialista freelancer ou você mesmo pode adquirir conhecimento para uso de ferramentas de CRM”, aconselha. “Existem no mercado opções para todos os gostos e bolsos”, completa.

FHAN 2021 - Palestra_Mourão_e_Munhoz

Munhoz e Mourão avaliam tendências e desafios

O especialista evidencia, durante a FHAN 2021, o uso de dados para vender melhor com a melhor frequência possível atentando para a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), mas “no banco de dados está o nosso maior ativo”, ressalta. “Quem não conhece, não tem interesse em comprar algo. É importante não ficar na mão dos motores de busca”, reforça Mourão.

“Mostrar os diferenciais do seu empreendimento para aumentar as conversões de vendas é fundamental”, conclui Munhoz, que aborda perfis e anseios dos potenciais consumidores. “Transmitir segurança no momento que estamos vivendo, tanto no hotel de lazer, quanto corporativo é essencial para a decisão de escolha do cliente”, reforça.

“Os millennials (nascidos entre 1981 e 1995) optam por viajar sozinhos e fazer viagens de curta distância e precisam ser bem atendidos”, afirma. “Os viajantes anseiam por experiências locais e essas novas jornadas precisam fazer parte do portfólio dos empreendimentos”, destaca.

Sobre as OTAs, Munhoz diz: “São grandes geradoras de leads, cabe ao hoteleiro transformá-los em clientes para o próprio site.” O sócio-diretor da Hotel Care ainda reforça que na pandemia a venda direta trouxe muitas oportunidades. “Por incrível que pareça, o cliente de last minute é o mais propenso a gastar mais”, declara.

O FHAN 2021 é uma realização da ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco) sob curadoria do Hotelier News e da Escola para Resultados.

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Olinda a convite da HFN

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News