De Olinda, Pernambuco*

Por Marília Gilka, especialmente para o Hotelier News

FHAN 2021: Tendências da Gestão de Governança fecha primeiro dia

Especialistas reforçam papel da Governança hoteleira no pós-pandemia

Para encerrar o primeiro dia de palestras do FHAN – Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste 2021, a presidente da ABG – Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria – e diretora da Governança.com Consultoria, Maria José Dantas, e o sócio e consultor pela Hospitalidade Consultoria, Marcelo Boeger, abordam o tema Tendências da Gestão de Governança.

Há mais de vinte anos no segmento hoteleiro, Boeger abriu um parêntese para mostrar o cenário de fevereiro de 2020, quando não se imaginava a gravidade da pandemia da Covid-19 e a rápida e impactante mudança no decorrer do ano. “Quanto maior a dificuldade em se adaptar ao meio, maior risco de extinção”, declara. “Isso vale não só para hotéis, mas também para os taxistas que antes aguardavam os clientes de forma passiva”, afirma.

O especialista ressalta a importância de treinamento e revisão dos protocolos visando a proteção sem custos desnecessários. “É preciso repensar no que se imaginava no início da doença, quando não se tinha tanta informação, para a realidade atual”, aponta. “A eficiência operacional precisa ser garantida em qualquer ambiente que hospede pessoas”, completa.

FHAN 2021 - Palestra_Maria_José_e_Marcelo_Boeger

Profissionais avaliam protocolos de segurança na retomada do setor

O gerenciamento de riscos e a ressignificação do papel do hoteleiro são pontos importantes levantados por Boeger para uma boa experiência do cliente. “O protagonismo da higiene deve ser aproveitado e o uso dos serviços hoteleiros fazem parte dos aprendizados da pandemia”, conclui.

Maria José Dantas destaca o papel da Governança como responsável pelo principal ativo dos hotéis que, segundo ela, é ter quartos limpos. O que ganhou muita relevância nesse período de pandemia. “Os protocolos de limpeza das UHs foram disponibilizados para proteger os funcionários”, relata. “A hotelaria respondeu de forma brilhante para garantir que os colaboradores não se contaminassem”, continua.

Sobre as medidas adotadas, Maria José destaca: “Muitas práticas foram uma evolução no nosso processo. Não faz sentido aprender a fazer um processo corretamente de forma segura e depois voltar a fazer errado, no improviso.” A especialista aponta que a experiência do hóspede precisa ser segura e tudo se inicia com os colaboradores. “A segurança começa com quem está na equipe, as camareiras precisam se sentir protegidas, e essa sensação vai ser passada para os clientes”, conclui.

Em setembro, durante entrevista ao Hotelier News, Maria José falou sobre a importância dos protocolos de segurança na retomada da hotelaria.


FHAN 2021: Cases de sucesso são abordados na palestra de Alex-Sandro de Souza

Segunda palestra do primeiro dia aponta dicas para os hoteleiros

Seguindo com a programação da terceira edição do FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste), o CEO e fundador da Tribuzana Marketing, Alex-Sandro de Souza ministra sobre Cases de Marketing e Vendas na Hotelaria Independente. Turismólogo com mais de 15 anos de carreira focado em Marketing e Vendas, Alex-Sandro provoca: “Se você não está vendendo a culpa pode ser sua”. Apresentando cases que ocorreram durante a pandemia, de novembro de 2020 a setembro de 2021, o profissional levanta a importância de acompanhar os exemplos. “Todo resultado positivo ou negativo, deve servir como aprendizado”, afirma.

O incremento do ticket médio foi uma das oportunidades levantadas pelo CEO da Tribuzana em um dos cases de sucesso. “Quanto você deixa de vender de adicional ao seu hóspede?”, questiona. “A venda de produtos e serviços como uma cesta de frutas ou kit surpresa para o cliente com três tipos de experiência é uma forma de satisfazer os clientes e ainda incentivar a recomendação do hotel para outros potenciais clientes”, completa Souza.

O atendimento ao cliente é um dos potenciais a serem explorados segundo o palestrante. “Nem sempre baixar o preço é a melhor solução para vender, é importante gerar valor para o cliente e analisar o processo de venda”, recomenda. O relacionamento com o cliente também foi apontado como condição sine qua non. “Criar uma comunicação mais próxima aos clientes é necessário e obrigatório”, frisa.

FHAN 2021 - Palestra_Alex-Sandro_de_Souza

Souza comentou, em sua palestra, sobre estratégias de fidelização do cliente

Souza também abordou um case de venda antecipada em pleno lockdown, promovida por um resort. Prevendo a onda com aumento no número de casos de Covid-19 na época, foram propostas ações de Marketing integradas com foco no relacionamento com os clientes do banco de dados do empreendimento. “Em seis dias de campanha foram vendidas 176 reservas, ultrapassando 251% a meta planejada”, conta. “A estratégia vem sendo replicada em outras campanhas com excelentes resultados”, completa.

A avaliação constante, não só da posição do seu hotel na busca pela internet, mas também da navegabilidade do site, a experiência dos hóspedes e o uso de cliente oculto são algumas das dicas que o especialista compartilha com o público como sendo fundamentais para garantir bons resultados. E, se possível, a contratação de uma agência especializada.

O Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste 2021 (FHAN) é uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) sob curadoria do Hotelier News e da Escola para Resultados. O FHAN faz parte da programação especial da HFN (Hotel & Food Nordeste), que ocorre até a sexta-feira (05) no Centro de Convenções de Pernambuco.


FHAN 2021: Ronaldo Albertino destaca evolução da hotelaria brasileira

Fórum conta com nove palestras durante os três dias de HFN em Pernambuco

A terceira edição do FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste) teve início hoje (03), fazendo parte da programação especial da HFN (Hotel & Food Nordeste), que ocorre até a sexta-feira (05) no Centro de Convenções de Pernambuco.

Acompanhe aqui as três palestras do dia, que começa com Ronaldo Albertino, diretor da Hotel Care. Na sequência Alex-Sandro de Souza, CEO e fundador da Tribuzana Marketing ministra sobre o tema Cases de Marketing e Vendas na Hotelaria Independente. Encerrando com Maria José Dantas (presidente da ABG – Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria) e Marcelo Boeger (sócio e consultor pela Hospitalidade Consultoria) que debatem sobre Tendências da Gestão de Governança.

Ronaldo Albertino, prestes a completar 40 anos dedicados à hotelaria, destaca que é autodidata em dois idiomas e que o esforço é muito importante em se tratando de mão de obra no setor. O especialista levanta a evolução do Brasil na hotelaria de lazer, resorts, flats, residenciais com serviços, condohotéis até chegar na época do coliving, segundo Albertino, a que estamos vivenciando. “Em 17 anos o número de hotéis no país aumentou em 86%. Existem 31 mil hotéis qualificáveis segundo pesquisa do IBGE de 2016, liderando essa lista está a região Sudeste e, por último fica a região Norte”, afirma.

FHAN 2021 - Palestra_Ronaldo_Albertino

              Albertino destaca crescimento no número de hotéis

O diretor da Hotel Care evidencia, durante o FHAN 2021, o atual panorama hoteleiro nacional. “A proporcionalidade de número de turistas e opções de hospedagem no Brasil é muito grande. Em se comparando com os Estados Unidos, por exemplo, não ficamos por baixo. Estamos batendo a Espanha nessa proporção”, avalia. Em se tratando de tecnologia destaca operações de “dark kitchen”, drones e itens de segurança remota como avanços que já são realidade no segmento hoteleiro.

“A pandemia veio expor a limpeza como item mais do que necessário na realidade dentro dos hotéis”, destaca. A qualidade percebida e entregue aos hóspedes são levantados como essenciais e a necessidade de treinamento de pessoal 24 horas por dia, sete dias por semana para atingir esse objetivo. “Sem excelência, hotelaria não tem futuro”, prega. A valorização das pessoas da equipe, localização e qualidade de vida são ensinamentos que levanta como aprendizado de Kemmons Wilson, fundador da cadeia de hotéis Holliday Inn. “Limpeza, acolhimento e ser honesto, quer seja hoje ou amanhã” foi a principal mensagem que Ronaldo Albertino deixou como reflexão.

O Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste 2021 (FHAN) é uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) sob curadoria do Hotelier News e da Escola para Resultados.

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Olinda a convite da HFN

(**) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News