Na quinta-feira (6), a FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgou o IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego), que mede a tendência de emprego no país. Em abril, o índice apresentou alta de 1,6 ponto para 78,7 pontos, com recuperação de 18% após três meses consecutivos de queda. As informações são do G1.

De sete componentes, o IAEmp apresentou crescimento em cinco no mês de abril. Outro destaque, de acordo com a fundação, foi o indicador de Emprego Local dos Consumidores (12,5 pontos). Em declaração ao site, Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE, explica o bom resultado com base nos acontecimentos atuais.

“O avanço no programa de vacinação e a redução da incerteza podem contribuir para a retomada do processo de recuperação interrompido com o agravamento da pandemia e ajudar com que as empresas se sintam mais seguras para voltar a contratar”, pontua.

A inclinação positiva dos índices em abril não foi exclusividade do IAEmp. Em outro levantamento, a FGV identificou subida na confiança do consumidor.

FGV: contraponto

No entanto, o cenário geral ainda é pessimista, de acordo com a FGV. Mesmo com a média móvel trimestral crescendo também 1,6 ponto — indo para 79,6 pontos — os níveis ainda estão baixos frente o período pré-pandemia.

Além disso, a taxa de desemprego do primeiro trimestre no Brasil está em 14,4%, encerrado em fevereiro de 2021. Ao todo, o número absoluto de desempregados registrados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o maior desde 2012 — 14,4 milhões de pessoas.

(*) Crédito da foto: Camila Domingues/Palácio Piratini