O cenário do turismo na capital paulista segue desanimador. Com quedas contínuas no faturamento, nos empregos e no movimento de passageiros nos principais terminais, São Paulo segue impactada pela pandemia. De acordo com dados da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), O IMAT-SP ( Índice Mensal de Atividade do Turismo) recuou 6,3% em abril frente a março.

Os resultados apontam uma performance que beira os piores momentos de 2020. Este ano, o turismo na maior cidade do país ainda não cresceu. A maior retração do indicador veio do faturamento dos agentes (17,4%) em abril. Em seguida, o pior resultado foi da movimentação de aeroportos, com queda de 15,1% frente a março. As chegadas rodoviárias caíram 7,6%.

A FecomercioSP afirma que os números revelam um momento em que a cidade estava sob fortes restrições de circulação impostas pelo Plano São Paulo. Consequentemente, o turismo foi novamente impactado. Sem surpresas, a taxa de ocupação hoteleira na capital caiu 7,9% no período.

O IMAT-SP foi criado para pela FecomercioSP e pela SPTuris para ser um termômetro do turismo em São Paulo, levando em consideração tanto as atividades dos empresários do setor quanto dos consumidores. A ideia é que ele seja usado, sobretudo, para que as empresas, que atuam com atividades turísticas na cidade, tenham mais um insumo para elaborar o seu planejamento.

Pela série histórica, iniciada em janeiro de 2020, o melhor momento do turismo paulistano, desde o início da pandemia, foi em dezembro, quando estava com número-índice 58,9. Dali em diante, não parou mais de cair: 58,6 em janeiro deste ano; 50,7 em fevereiro, 41,5 em março e 39,8 agora.

FecomercioSP: espera pela vacina

Com um nível de atividade 60% mais baixo do que antes da pandemia, o turismo paulistano aposta suas fichas no avanço da vacinação. É ela que fará com que mais gente demande produtos turísticos, como eventos, compras e gastronomia, transformando a cidade novamente em um polo do turismo nacional.

Apesar disso, é significativo como os empresários do setor estão preservando o maior número de empregos possível, vislumbrando o cenário de melhora que se avizinha conforme a imunização avança. Antes, porém, o afrouxamento das medidas de isolamento já deve exercer impacto positivo sobre o setor – que será melhor visualizado nos dados de maio.

(*) Crédito da foto: Marcos-Photographer/Pixabay