As férias e as flexibilizações das restrições de circulação contribuíram para a terceira alta consecutiva no turismo paulista. De acordo com o IMAT-SP (Índice Mensal de Atividade do Turismo de São Paulo), do Conselho de Turismo da FecomercioSP, em julho o setor teve crescimento de 18,4%. Com o resultado, o número-índice chegou a 63,3, o maior desde março de 2020.

Desde abril, quando o IMAT iniciou um ciclo de altas, a variação acumulada foi de 64,1%. Embora os resultados sejam positivos, a atividade ainda está 37% abaixo do momento anterior à pandemia, em janeiro do ano passado, início da série histórica.

Na comparação com julho de 2020, a pesquisa mostra avanço de 85,1%, porém, é preciso lembrar que, nesse período, o país enfrentava o auge da pandemia de covid-19. Com as férias do meio do ano, o faturamento subiu 48,9% em relação a junho, e setores como eventos, meios de hospedagem, agências e operadoras turísticas tiveram crescimento no mês.

FecomercioSP - turismo - tabela

FecomercioSP: fluxo de passageiros

A movimentação nos aeroportos da capital e região teve alta de 42,8%, assim como aconteceu nas rodoviárias, com aumento na movimentação de passageiros de 23,9%. Já a taxa de ocupação na hotelaria cresceu 11,8%, atingindo o número-índice de 76,3, o maior desde fevereiro de 2020. Apesar da pequena variação, o estoque de pessoas trabalhando com atividades diretas e indiretas também subiu. O resultado foi 0,6% em julho, o mais alto desde maio do ano passado.

Na avaliação da FecomercioSP, as férias de julho impulsionaram os setores no mês. No entanto, em agosto, os desafios da ampliação da vacinação e das incertezas sobre a variante delta voltaram a dar as caras, além dos aspectos econômicos de inflação e desemprego.

Para Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, o IMAT demonstra que o turismo da capital está se recuperando lenta e consistentemente, em resposta direta ao aumento do número de pessoas vacinadas nas faixas etárias mais baixas.

“Nos próximos meses, com a autorização para realização de eventos, é muito provável que haja uma melhora ainda maior. Restará o desafio de recuperar o movimento ligado ao turismo de negócios, atividade marcante e característica da capital’, afirma a presidente.

FecomercioSP - turismo - grafico

(*) Crédito da foto: Prefeitura do Guarujá