De acordo com levantamento divulgado pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o turismo nacional faturou R$ 15,4 bilhões em março. O resultado – exatamente igual ao observado em janeiro – equivale a crescimento de 43,5% em relação ao mesmo período de 2021. Ainda que o patamar permaneça a 7,1% na comparação com março de 2019, o setor já se aproxima dos níveis pré-pandemia, segundo a entidade.

Os dados apontam ainda que o crescimento foi impulsionado, principalmente, pelo setor aéreo, que registrou faturamento de R$ 4,4 bilhões, aumento de 113,5% em um ano. Por outro lado, frente a 2019, a receita do segmento ficou 3,8% abaixo.

Além disso, outros fatores contribuíram com o crescimento do turismo. Entre eles, aparecem a maior contenção da variante Ômicron, demanda reprimida na pandemia, dias de carnaval no início do mês e redução quase total das restrições e do uso de máscaras. A alta do querosene de aviação também influenciou o aumento no faturamento, ao fazer os preços de passagens subirem na segunda quinzena de março.

FecomercioSP: outros indicadores

O movimento nos aeroportos brasileiros também pressionou os meios de hospedagem e restaurantes, segundo o relatório. Os serviços de alojamento e alimentação, mais importantes do setor, avançaram 57,7%, atingindo faturamento de R$ 4,45 bilhões. Outra variação considerável foi observada nas atividades culturais, recreativas e esportivas, que cresceram 33,2%, chegando a R$ 1,25 bilhão.

Os mesmos fatores que impulsionaram o transporte aéreo também contribuíram para o crescimento do terrestre, que faturou R$ 2,7 bilhões no período. O resultado supera em 9,3% o nível observado no mesmo período de 2019.

As atividades de locação de meios de transporte, agências de turismo, operadoras e outros serviços tiveram alta anual de 4,5%, com faturamento de R$ 2,54 bilhões. Apesar da variação relativamente menor em relação às demais, o grupo está apenas 3% abaixo dos níveis de 2019.

Por fim, o transporte aquaviário teve queda de 1,6% na comparação anual. A baixa está relacionada à base de comparação, visto que o setor apresentou desempenho favorável durante a pandemia, superando em 25,2% o nível anterior à crise sanitária.

Expectativas

Em relação aos resultados de abril, a expectativa é de que os feriados e desfiles de carnaval demonstrem impacto positivo no turismo nacional. Para Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, ao mesmo tempo em que os níveis se equiparam ao período pré-pandemia, observa-se também que o cenário econômico implicará na queda do número de pessoas viajando, tanto a lazer quanto a negócios.

“A diversificação da oferta de produtos com custo final mais baixo ou com boas condições de parcelamento pode ser uma alternativa para o setor de agenciamento e operação. O turismo doméstico de curta distância tende a sair fortalecido”, finaliza.

(*) Crédito da foto: viniciusoh/Pixabay